Zeca Camargo no Mackenzie

O curioso Zeca Camargo e suas aventuras

Mackenzie recebe Zeca Camargo em palestra para os alunos de comunicação

A tarde do dia 13 de março foi marcada pela presença de um convidado muito querido pelos mackenzistas, Zeca Camargo. O apresentador, jornalista e administrador de empresas envolveu os alunos em uma conversa cativante. Em meio a muitos relatos de experiências no ramo, Zeca parecia divertir-se em dividir suas histórias com a futura geração de comunicadores.

Na conversa, um dos principais temas abordados foi a carreira do jornalista como viajante ávido. Conhecedor de 122 países, Zeca Camargo lembrou que iniciou seu amor por viagens por meio dos pais. Em sua casa, viajar era uma forma de educação. “Minha primeira viagem internacional foi com 9 anos, para Buenos Aires. Fui com meus pais e meus irmãos. Meu pai sempre nos incentivou a ler o verbete do lugar que iríamos visitar na barça (enciclopédia). Não era uma educação chata.”

O apresentador menciona que sempre é muito perguntado sobre a sua inspiração para viajar. Para Zeca, é a curiosidade que o move. “É uma curiosidade enorme e infinita que eu tenho de saber como eu vou reagir em outro lugar”. E tal incentivo o faz querer viver de fato no lugar visitado. Explorar, assim, pelo próprio ponto de vista. “Mesmo pesquisando sobre o lugar, eu prefiro conhecer pela minha experiência. A junção do conhecimento prévio e dos meus relatos pessoais é o que eu tento transmitir na profissão de jornalista”.

Zeca Camargo é autor do livro A Fantástica Volta ao Mundo, no qual conta suas experiências enquanto viajava por 17 países ao redor do mundo. A ideia era pedir para o público decidir o destino da viagem, criando uma interatividade nova para o ano de 2004. Mas, ao fim, tudo deu certo. O sucesso foi tão grande que o livro entrou para a lista dos mais vendidos!

Sua forma de escrever faz com que as pessoas se sintam dentro das histórias, de fato. Ele tenta fugir do padrão tutorial dos textos de viagem ao explorar o lado curioso do público. Seus únicos conselhos se resumem a incentivar que os viajantes conheçam mais daquilo que não foi previsto por um guia de viagem. “Explore. Evite redes sociais que vão te levar para os mesmos lugares sempre. Leve o guia de bolso mas só use em ultimo caso. Seja curioso”.

Em entrevista exclusiva para a Editoria Internacional, Zeca Camargo explica o que considera como uma aventura.

“Você tem que ir para qualquer lugar. Mesmo que seja um lugar que já conheça, sair de casa já é uma aventura. Você volta a conhecer o lugar que já conhece. Descobrir algo diferente é o verdadeiro espírito aventureiro”.

Curiosidade é a chave para uma grande aventura. Independente do lugar, da companhia e do momento. Zeca Camargo é um grande exemplo de como podemos ser surpreendidos por aquilo que julgamos conhecer. Eai, se inspirou pelas palavras do jornalista? Faça como ele! Inspire-se. Como já dito no filme Up: A aventura está lá fora!

Siga o Zeca no instagram, aqui. E dê uma olhadinha nos seus textos sobre viagens aqui.

Camila Oliveira

Paulistana de berço mas o coração é um pouco de cada lugar que passei. Sou uma mistura de momentos, experiências e tenho muita história para contar. “Life isn’t about waiting for the storm to pass. It’s about learning to dance in the rain”.