Wall Street: O distrito financeiro de Nova Iorque

 

Boa tarde Mackenzistas, a Editoria Internacional selecionou diversas informações e curiosidades sobre Wall Street. Venha conhecer um pouco mais sobre esta famosa e importante rua.

Wall Street, em Manhattan, Nova Iorque, é uma rua a qual é localizada a Bolsa de Valores de Nova Iorque, a mais importante do mundo. Atualmente compreende como o centro comercial mais influente, nas calçadas de Wall Street diariamente circulam representantes de grandes empresas do mundo todo. O comércio local, é voltado inteiramente a esses empresários de renome internacional.

Origem

O nome Wall Street, provém de um muro construído pelos Holandeses, que tinha como finalidade conter ataques indígenas, durante o período de colonização. Mais tarde, os Holandeses foram expulsos pelos Ingleses, que ergueram outra vila no local, chamada de New York. Construiu-se uma via que seguia o contorno do muro, surgindo assim a “rua do Muro”/ Wall Street.

Comerciantes e transportadoras, negociavam contratos de navegação ali, ganhando a fama de centro financeiro, no final do século XVIII.

Um grupo de 24 acionistas, em 1792 firmou um acordo que estabelecia as regras e taxas referentes às negociações da Bolsa de Nova Iorque. O acordo ganhou o nome de Tratado de Buttonwood, nome dado por causa de uma árvore nascida no Wall Street. Com o passar do tempo Wall Street concentrou em torno de seu nome a possibilidade que arruinar e estabelecer fortunas do dia para a noite. Após a crise de 1929, Wall Street trouxe um grande trauma a vários especuladores.

A economia norte-americana conseguiu recuperar-se dos traumas da década de 1930. Sendo assim, Wall Street recuperou sua importância para o capitalismo financeiro internacional.

Informações

A Bolsa de valores de New York (NYSE, sigla em inglês), reúne em torno de 2500 empresas e movimenta em torno de 19,3 bilhões de dólares, sendo a maior bolsa de valores do mundo. Esta, ganhou uma concorrente, em 1971, chamada de National Association Securities Dealers Automated Quotations – NASDAQ – cujo objetivo é reunir diversas empresas de tecnologia, comunicações e biotecnologia.

Dow Jones, é a editora que publica o The Wall Street Journal, um dos principais jornais dos Estados Unidos, possui um formato standart e especializado em economia, com uma tiragem de aproximadamente 2,5 milhões de exemplares. Dow Jones, também é um indicador do movimento financeiro do mercado de valores norte-americanos, foi criado em 1896, por editores do The Wall Street Journal, baseado nas cotações das 30 maiores empresas do país.

Curiosidades

O Charging Bull, é a estátua de um touro, um dos principais símbolos de Wall Street, ele representa aos investidores uma alta nas ações da bolsa. Há um mito de que esfregar as mãos nos chifres e testículos, atrai sorte e dinheiro.

A arquitetura dos edifícios de Wall Street está enraizada na Idade Dourada, com alguns prédios sob influência da Art Deco. O Federal Hall, The Trump Building, New York Stock Exchange, o 14 Wall Street, estão entre os mais marcantes edifícios.

Caso você tenha se interessado sobre Wall Street, e até finanças, aqui está uma lista de filmes que podem ser encontrados no Netflix:

  • O lobo de Wall Street (2013)
  • A Negociação (2012)
  • Margin Call: o dia antes do fim (2011)
  • Wall Street: poder e cobiça (1987)
  • Wall Street: o dinheiro nunca dorme (2010)
  • A grande aposta (2015)
  • Trabalho interno (2010)