Você sabe como surgiu o Dia dos Pais?

Você sabe como surgiu o Dia dos Pais?

 

Nos Estados Unidos, o Dia dos Pais é comemorado em junho pelo nascimento de um fazendeiro chamado William Jackson Smart. A celebração foi criada em 1909 por sua filha, Sonora Louise Smart Dodd, a irmã mais velha e também única garota entre seis crianças. William criou todos sozinho após o falecimento de sua esposa durante um parto.

 

A ideia da homenagem surgiu após Sonora ouvir um sermão sobre o Dia das Mães na igreja, o qual havia sido reconhecido como feriado no ano anterior. Ela, que admirava profundamente seu pai por ter criado todos os filhos sozinho, sugeriu então à Young Men’s Christian Association que houvesse uma celebração de Dia dos Pais. Como a adesão por parte das pessoas foi muito grande, o costume acabou se tornando feriado nacional anos depois.

 

Inspirado nisso, um publicitário chamado Sylvio Bhering trouxe a data para o Brasil em 1953, só que em agosto. Na época ele era diretor do jornal O Globo e foi realizado um concurso para eleger o pai mais velho, o mais jovem e o que tivesse o maior número de filhos. A partir de então a data adotou um caráter mais comercial, ajudando a estimular o consumo em um mês geralmente fraco em vendas.

Texto de Victor Melo