Viajar fazendo o bem, que mal tem?

O ato de viajar em si já traz um sentimento de gratidão e conquista. Mas, já imaginou poder compartilhar desse sentimento com aqueles que necessitam? O trabalho voluntário pode te ajudar nisso. A prática, em si, não é recente e é aderida por muitos jovens que amam fazer o bem. A novidade está na oportunidade de realizar tal trabalho em uma outra cultura. O voluntariado internacional é uma maneira de explorar e de conectar-se com com a população local.

Ser voluntário é ter a oportunidade de ajudar. É dar esperança e alegria a quem
carece de recursos. A ajuda é sempre bem vinda. Seja ela relacionada aos moradores, aos animais ou ao meio ambiente do local escolhido. O importante é saber dar valor e contribuir, de qualquer forma. É uma ação altruísta mas que os resultados são visíveis tanto para o ajudado quanto para o voluntário.

Voluntário australiano na Cambodia

O voluntariado em países do exterior é, na maioria dos casos, concentrado em países emergentes. Dentre eles, pode-se citar a Colômbia, a Argentina, a Índia, o Nepal, entre outros. Tais países possuem índices elevados de desigualdade e falta de recursos financeiros, prejudicando a população residente. Há uma necessidade global em atentar-se as dificuldades nesses países. Como uma forma de erradicar o problema, a ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu metas para promover uma vida digna à população. São as chamadas Metas de Desenvolvimento do Milênio. Dentre tais metas, encontram-se: erradicação da pobreza, fome zero, educação de qualidade e redução de desigualdades.

O projeto é uma forma de incentivar outros a abrir a visão de mundo e, consequentemente, se dispor a ajudar. Ser voluntário no exterior é trabalhar com essas metas para proporcionar novas oportunidades para o povo. Há diversos trabalhos para aqueles que se dedicam a ajudar. Você pode ajudar na construção de moradias, na plantação de alimentos e até no desenvolvimento de atividades culturais.

Voluntários ajudando o meio ambiente em Idaho, EUA

É perceptível que a sociedade carece de mais ações altruístas para desenvolver-se. Há, ainda, muitos locais que necessitam de mais mãos na massa. É a ideia de construir um mundo melhor. Em qualquer lugar. E independente da sua origem.

Quer ajudar? É fácil. Basta estar disposto a enfrentar o desafio. A STB, Student Travel Bureau, disponibiliza uma área só para os interessados em voluntariado. Há 4 opções: animais e vida selvagem, crianças e adolescentes, comunidades carentes e meio ambiente. Dê uma olhada no site e saiba mais!

É preciso pensar em conjunto para mudar o mundo. Faz-se miado que necessário o entendimento de que não estamos sozinhos. E que somos mais fortes juntos. De pouquinho em pouquinho, moldamos o mundo que John Lennon uma vez imaginou. Só depende de nós.

Camila Oliveira
Paulistana de berço mas o coração é um pouco de cada lugar que passei. Sou uma mistura de momentos, experiências e tenho muita história para contar. "Life isn't about waiting for the storm to pass. It's about learning to dance in the rain".