Vaga viva no Mackenzie: um projeto de interação urbana

Na última sexta-feira (07/10), foi inaugurada a Vaga Viva na rua Maria Antônia, em frente ao prédio 101 do Mackenzie. O projeto foi realizado pelo Instituto Cidade e Movimento em conjunto com a Agência Júnior de Design. A ideia principal é transformar uma vaga de estacionamento em um ambiente de interação para pessoas.

O espaço foi decorado com peças de deck e todo pensado no bem estar dos pedestres. O projeto arquitetônico conta com lugares reservados para fumantes e também com apoios para guardar bicicletas, pensado justamente para que as pessoas sentem e conversem durante um tempo. Luiza de Andrade, diretora do Instituto Francês de Mobilidade (IMV), disse que a ideia principal é defender a qualidade do espaço urbano para o pedestre. “Quem tem mais prioridade são as pessoas, e não os carros. E a gente conseguiu transformar uma das primeiras vagas vivas que não é na rua ou especial para bares “, explicou Luiza.

No evento, a banda Groove Camaleão comandou a música ambiente enquanto a equipe de Gastronomia do Mackenzie forneceu águas aromatizadas para quem marcou presença no local. Já nos primeiros momentos de interação, o projeto chamou atenção de muitas pessoas que passavam por ali, entre eles estudantes e moradores do bairro, como por exemplo, Carol Bonazzi, moradora na Maria Antônia há mais de 30 anos, que diz que a ideia da Vaga Viva só traz benefícios. “Gosto de ver os jovens e as transformações que o Mackenzie incentiva”, elogia.

Figuras ilustres do Mackenzie, como o vice-reitor e alguns professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, estiveram no local para prestigiar o evento. Fizeram orações apoiando a ideia e desejando sucesso. Marco Tullio Vasconcelos, o vice-reitor, disse que é importantíssimo manter ideias como essa de humanizar as relações entre pessoas. Para Gabriel Donnangelo, presidente da Agência Júnior de Design, dar continuidade a projetos semelhantes é a uma vontade deles, “A Agência Júnior quer ampliar para outras vagas desperdiçadas”. E o Mackenzie aprova a ideia e pretende ter vagas vivas em mais prédios.

Texto: Isabella Massoud 

Fotos: Thiago Nakano

Fachada do projeto Vaga Viva
Fachada do projeto Vaga Viva
Evento de inauguração Vaga Viva
Evento de inauguração Vaga Viva
Banda Groove Camaleão
Banda Groove Camaleão
Presenças ilustres: Gabriel Donnangelo, Luiza de Andrade, Marco Tullio, professores de Arquitetura e Urbanismo
Presenças ilustres: Gabriel Donnangelo, Luiza de Andrade, Marco Tullio, professores de Arquitetura e Urbanismo
Equipe de Gastronomia
Equipe de Gastronomia