Universitá di Bologna

A Universidade de Bolonha, na Itália, é a mais antiga do mundo ocidental e possui 105 projetos com Universidades ao redor do mundo, incluindo o Mackenzie.

Com sua história cruzando-se com a da formação mundo ocidental, ela tem como objetivo promover, nos dias atuais, o caminho da inovação. Ela possui cursos nas áreas social, econômica, jurídica, humana, científico-tecnológica e biológica.

Confira nossa série sobre universidades conveniadas ao Mackenzie

A universidade

Detalhe da Catedral de Notre Dame
Detalhe da Catedral de Notre Dame

Foi fundada em 1088 por estudantes e para estudantes. Em 18 de setembro de 1988, em Piazza Maggiore, Bolonha, reitores de 430 universidades de todos os continentes assinaram a Carta Magna Universitatum Europaeum, durante o nono centenário da Universidade de Bolonha, conhecido formalmente como a Alma Mater de todas as universidades. A Carta Magna, posteriormente assinada por outros 400 reitores, reafirma a autonomia da Universidade.

Ela é dividida em cinco Campi (Bologna, Cesena, Forli, Ravenna e Rimini) e possui 209 Cursos de Licenciatura, dos quais: 92 cursos de graduação, 105 cursos de mestrado e 12 cursos de Licenciatura em um ciclo. E sua população hoje é de 84. 744 estudantes ao todo.

 

 

Internacional

Arquitetura da cidade italiana de Bolonha
Arquitetura da cidade italiana de Bolonha

Desses 84. 744 estudantes, 2.468 são internacionais. Além disso, a Universidade possui 54 cursos exclusivamente internacionais de graduação, dos quais 33 são em inglês.

Quem são os estudantes internacionais da Universidade de Bolonha?

Graças à participação no programa Erasmus +, Erasmus Mundus de redes e projetos internacionais e acordos com universidades estrangeiras como o Mackenzie, você tem a oportunidade de passar um período na Universidade de Bolonha como estudante de intercâmbio, pesquisador ou equipe. Saiba mais sobre como se preparar para sua inscrição clicando aqui.

Além disso tudo, a Universidade incentiva muito o intercâmbio de alunos. São receptivos e todas as informações a respeito de contratos e como ingressar na Universidade podem ser encontradas no site oficial em italiano ou em inglês. Eles também fizeram um vídeo chamado “Experience Bologna” que explica um pouco mais sobre a convivência internacional e sobre os programas oferecidos.

 

Se interessou? Agende uma visita ao COI do Mackenzie e esclareça suas dúvidas!