Fundada em 1911, mas com ligações que remontam ao século XVIII, a U. Porto é, atualmente, considerada uma das universidades europeias mais conceituadas, com destaque na formação de profissionais em áreas relacionadas à Medicina, às Artes e, principalmente, às Ciências. A instituição investiu tanto na última categoria que cerca de um quarto dos artigos científicos do país partiu dos centros de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da fundação.
14 faculdades formam a U. Porto, as quais foram divididas em três pólos e espalhadas pela cidade. Além delas, uma escola de pós-graduação (Escola de Gestão do Porto) e diversas unidades de investigação científica (atualmente, ultrapassam a marca de 70 unidades) foram criadas.
A universidade preza, acima de tudo, a disseminação da cultura. Isso pode ser visto através da publicação dos trabalhos realizados por seus estudantes dentro das mais variadas categorias (científica, acadêmica, pedagógica, artística) e de seus museus, que constituem um rico acervo histórico e cultural.
A U. Porto vê a si mesma como “uma universidade aberta ao mundo”. Ela coopera com mais de 500 universidades estrangeiras, dentre elas a UPM, por meio do Intercâmbio Fluxo Contínuo. Pelo campus, é possível encontrar estudantes, pesquisadores e professores de mais de 100 países diferentes.
Não é à toa que a U. Porto está entre as instituições de ensino superior mais procuradas e bem avaliadas da Europa; esse processo de internacionalização dentro de suas salas de aula são fundamentais para que ocorra uma boa convivência entre pessoas com costumes, linguagens e gestos diferentes. É a de saber que não existe uma cultura superior à outra. Todas se encontram em algum momento e se igualam.
A meta da universidade portuguesa para 2020 é a de entrar para as 100 melhores universidades do mundo. Com base nas críticas mais recentes, esse objetivo está mais próximo do que se pode imaginar.
Para mais informações, clique aqui.

Brasileira, mas com uma pitada de costumes orientais. Leitora assídua e escritora nas horas vagas.