Uma nova perspectiva da mentira

Vivemos numa sociedade onde a mentira está presente a todo momento, a TV é uma das maiores culpadas por contar a maior parte das mentiras e por ter um forte poder de influência. Se Marx estivesse vivo, diria que estamos todos alienados pois somos bombardeados com tantas informações diariamente que é difícil distinguir a verdade da mentira. Acabamos contando mentiras para nós mesmos porque nos sentimos mais confortáveis e cada vez mais motivados a enfrentar nossas batalhas internas.

Acreditamos na mentira porque é muito mais conveniente, e o tempo passa tão rápido que questionar a veracidade de uma informação está fora de cogitação, mas viver com a dúvida é muito pior, então decidimos descobrir por nós mesmos. O resultado nem sempre é agradável, mas assim é a vida, um dia a gente ganha no outro a gente perde, é por isso que não dá nem pra odiar a mentira, sem ela o que seria da verdade? A mentira nada mais é do que uma grande prova de confiança, o grande vencedor é digno de respeito.

As piores mentiras são ditas pelas pessoas mais próximas, pois são as que mais machucam, talvez por serem mais inesperadas e acaba soando como uma facada nas costas, algumas pessoas são tão descaradas que mentem e mesmo sabendo que a mentira foi revelada a pessoa continua insistindo na mesma tecla achando que está tudo bem, outras mentiras são contadas tantas vezes que se tornam verdade, são as famosas verdades mascaradas. Omitir também é mentir, uma meia mentira se transforma em uma mentira completa.

É claro que mentiras são péssimas, sobretudo quando você está louco para saber a verdade, mas vamos concordar que todo mundo já mentiu pelo menos uma vez na vida e as mentiras podem ter suas vantagens. Então celebremos o dia da mentira com brincadeiras e bom humor, já que temos que lidar com mentiras pesadas pelo resto da nossa vida, um dia com mentiras inofensivas que podem trazer um pouco de alegria na vida das pessoas ao nosso redor não faz mal! No fim das contas a vida não é complicada e nem deve ser, portanto repense nos seus conceitos e aproveite o dia da mentira!

Texto de Julia Cadete

Foto por Guilherme Rossi