Uma nova Libertadores

Você reparou que agora ao invés de quatro, seis times brasileiros se classificam para a Libertadores da América pelo Brasileirão?

Isso porque a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) oficializou essa semana uma mudança. A maior competição de clubes do nosso continente terá novas regras. Então, pode ficar animado se seu time não está tão bem assim, agora as chances dele jogar essa grande competição aumentaram muito. Não foi só isso que mudou, não. O campeonato ganhou uma “nova cara” e ficou muito mais parecido com a Liga dos Campeões da Europa (UEFA), maior competição de clubes do mundo.

A mudança mais visível que atinge diretamente os brasileiros, é o aumento no número de equipes que disputam o torneio. A partir de 2017 serão 44 equipes brigando pelo título, contra 32 das edições passadas. Com isso, aumentará também o tempo da competição. Agora ocorrerá de fevereiro até novembro. Segundo o presidente da Confederação, Alejandro Domingues, essas mudanças trarão grandes benefícios.

Copa da Libertadores 2015
Copa da Libertadores 2015

“Por muito tempo os clubes tiveram que escolher entre o campeonato local e os torneios continentais, e isso afeta a qualidade de ambas as competições. Essa mudança nos permitirá melhorar o desempenho esportivo nos torneios nacionais, proteger os jogadores e, além disso, potencializar a qualidade de jogo das copas continentais”.

Os clubes, de maneira geral, aprovaram as mudanças. Valorizando um calendário menos desgastante para os atletas, o que leva a participação de mais equipes nacionais no torneio. O Brasil pode ter até 9 clubes na disputa a partir de 2018, mas tudo dependerá do desempenho dos mesmos em competições internacionais.

e

s

p

Mudança importante

Assim como na UEFA, os clubes eliminados nas oitavas de final da libertadores, jogarão fases mais avançadas da segunda competição mais importante, no nosso caso a Sul-Americana. Essas mudanças já estavam sendo estudadas há algum tempo, muito em função da pressão que os próprios clubes estavam fazendo. Assim, esperamos que a competição fique ainda mais disputada e bonita de se ver.

Texto escrito por Kaue Felix