A estudante de jornalismo Mariana conta sua experiência na Romênia.
A estudante de jornalismo Mariana Vasconcellos, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, conta sua experiência em um intercambio feito para a Romênia. Mariana realizou a viagem através da organização CISV, sigla para Children’s International Summer Villages. Segundo a estudante essa foi uma das melhores experiências da sua vida.
CISV é uma organização internacional independente e voluntária, que promove uma educação para a paz e amizade intercultural. Ela possui sedes em 70 países, que mandam e recebem jovens para os seus diversos programas todos os anos. A organização possui alguns modos de intercambio como o seminar camp, wolf metting e o set up realizado por Mariana.

Logo da CISV de São José dos Campos
Segundo a estudante o set up é um programa multicultural que reúne jovens de diversos países, em grupos de quatro. A cada edição um tema é escolhido para que os jovens possam trabalhar em conjunto, como no de Mariana que foi liderança. Ela conta que sua viagem contou com jovens de nove países como Líbano, Portugal, jovens da Romênia e outros.
O intercambio é feito em 23 dias e tem início em uma casa de família voluntaria do país. Mariana explica que todos os jovens do programa ficam dois dias nas casas designadas pela organização. Ela conta que ficou em Bucharest com a família “Com eles eu conheci um pouco da cidade e da cultura romena”. Ao termino destes dois dias todos os jovens se encontram e de lá seguem de ônibus para um alojamento em Busteni, que passaram o resto dos dias.
(crédito:site cruisemapper.com)
Cidade de Bucharest, Romênia[/caption]
Já no alojamento Mariana diz conta que os quartos possuem jovens dos nove países, sendo que os de mesma nacionalidade não ficam juntos. Ela explica que no decorrer dos dias algumas atividades são feitas relacionadas ao tema proposto. O idioma falado é somente o inglês.


A estudante conta que um dos temas abordados no alojamento foram: “As diferenças culturais dos países”. Mariana explica que todos as pessoas que trabalham no alojamento são voluntários. Ela conta que aprendeu muito sobre outras culturas e fez amizades incríveis no processo, “Esse não é um intercambio normal, o CISV da a oportunidade de conhecer outras culturas e pessoas”.

Futura Jornalista apaixonada por girassóis e pelos pequenos detalhes da vida. Curiosa o suficiente para questionar e refletir sobre tudo a sua volta.