Um grande investimento nas Olímpiadas

Por conta da organização, bilhões de reais estão sendo movimentados

A população da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) aguarda ansiosa as Olimpíadas de 2016 pois a infraestrutura, mobilidade, meio ambiente, turismo e a possibilidade de ser um dos voluntários são alguns dos benefícios conquistados pela realização das Olimpíadas. Além da movimentação do comércio, espera-se também que o evento melhore a construção da imagem do Brasil e da tão chamada “Cidade Maravilhosa” mundo afora. Uma vez que as Olimpíadas é um dos eventos mais esperados por todo o mundo, ganhando visibilidade e proporções mundiais.

Com o Brasil sediando os dois maiores eventos esportivos do mundo, Copa do Mundo de Futebol em 2014 e Olimpíadas em 2016, Libia Macedo, professora e gestora de eventos, ressalta a importância do evento e a visibilidade que trazem. “Mega eventos são ótimas vitrines, para ganharmos mais atrativos e infra estrutura”, comenta.

Por esse fator é esperado que o trabalho voluntário seja visto de uma forma positiva para o país. Ela ainda valoriza o voluntariado como uma experiência única para o participante, como uma oportunidade singular de ver o evento, interagir. ajudar e principalmente, mostrar o país e a hospitalidade dos brasileiros para os estrangeiros.

A chance de ser voluntário no maior evento esportivo do mundo interessou a muitas pessoas. Com a promessa do enriquecimento do portfólio e a experiência com relação a diversidade de países e culturas do mundo todo, foram realizadas mais de 160 mil inscrições em todo o Brasil e em mais de 180 países até o dia 15 de dezembro de 2014, quando as inscrições foram encerradas. Atualmente, é possível participar de uma inscrição para uma lista de espera em casos de desistência.

A professora, que também trabalha com eventos, ressalta que a maior dificuldade é o deslocamento. Ela ainda diz que além da remodelação e construção de hotéis, cruzeiros serão oferecidos como forma de opção de hospedagem para aqueles que desejam uma experiência diferente durante os 15 dias de Jogos Olímpicos.

 

Texto por: Julia Guedes e Mayara Zago