Tutorial de desenho: a sombra e sua importância

Olá meninos e meninas que leem nosso querido portal! Hoje trouxemos algo diferente: um tutorial de sombra para desenho. Há um tempo que a editoria de arte quer postar tutoriais, não só de desenho, mas também de Photoshop e Illustrator. Então aqui vamos nós, e se gostou, comente para trazermos mais.

Primeiramente, ninguém nasce desenhando! Se você quer desenhar e não sabe, não desista tão fácil. O necessário é apenas prática, paciência e técnicas que ensinaremos aqui.

Leia também O vazio que as preenche

Para iniciar, vamos começar com a sombra. É um elemento muito importante por trazer forma e luz ao desenho. Geralmente, é com o que as pessoas mais ficam impressionadas. Veja estes simples desenhos sem sombra:

Com certeza consegue reproduzi-los, não? Agora veja os mesmos desenhos com sombra:

Uau!

A diferença é incrível. Por isso, nas aulas de publicidade do Mackenzie, os alunos costumam aprender esta técnica primeiro e da mesma maneira que mostraremos aqui.

TUTORIAL DE SOMBRA

Para este tutorial, você precisará apenas de um lápis, um papel e borracha!

1- Desenhe um círculo e decida de onde a luz virá. Por exemplo:

2- Divida o circulo em 4 partes, de acordo a direção da luz:

3- Pinte, fazendo um degradê entre elas:

  • Bem claro em “luz refletida”
  • Forte na “sombra”
  • Médio no “meio tom”
  • Não pinte em “brilho”

4- Esfume! Esfregue delicadamente seu dedo, papel higiênico ou um esfuminho (mais preciso) no desenho para espalhar e suavizar o “pigmento”.

 

Dica: você pode encontrar um esfuminho em qualquer papelaria ou até mesmo fazer o seu clicando aqui.

5- Para finalizar, pode fazer a sombra projetada. Que é aquela famosa sombra que vemos de nós mesmos na parede! Ela fica do lado contrário da luz, começa escura e termina clarinha:

Fim!

O que antes era um simples círculo, virou uma esfera, uma bola de bilhar, uma bola de boliche ou até mesmo uma cereja! Agora, basta usar sua imaginação e percepção para criar sombra em seus desenhos. E lembre-se: tudo é possível, basta vontade de aprender e de se superar!

Leia também Brenda: Um exemplo de força e determinação

Até o próximo tutorial. 😀

Texto: Letícia Stankevicius