Turtorial: o lápis branco e suas utilidades

Olá, pessoal! Estamos trazendo não muito bem um tutorial, mas sim uma técnica, que consequentemente, pode ajudar em seus desenhos. Provavelmente, quando você ganhava uma caixa de lápis de cor, se perguntava o porquê do lápis branco estar ali, e acabava deixando-o de lado, como se fosse algo inútil. Neste post, verão que não é bem assim.

Para os que já possuem experiência com pintura à lápis de cor, sabem que o branco é uma cor que não deve ser descartada. Mas afinal, por quê os profissionais o usam tanto? Para que serve o lápis branco?

Bem, primeiramente, o lápis branco é usado para aparecer em papéis que não são brancos. No hiper-realismo, por exemplo, a maioria utiliza um papel com tom cinza claro, exatamente para cores claras poderem aparecer:

 

Desenho de Marcello Barenghi

 

Veja como os pontos de cor branca dão luz e mostram o reflexo da lâmpada. Incrível, não? Veja mais desenhos desse artista de hiper-realismo clicando aqui.

 

Leia também Ensaio sobre o reflexo

 

O lápis branco também é bem importante para a sobreposição de cores e  homogenização da pintura.

Pinturas com lápis de cor necessitam de lápis branco, pois para preencher todo o espaço precisa de muita pressão e isso acaba atrapalhando a sobreposição de cores. Só que, sem a pressão sobre o lápis, sobram muitos pontos de brancos da folha de papel e é aí que o lápis branco entra.

Quando o lápis branco é passado com pressão sobre as outras cores, a obra ganha um tipo de polimento:

 

sem lápis branco                                |                             com lápis branco

 

O lápis branco espalha o pigmento da cor abaixo, assim, vai ocupando os espaços brancos e dando até mais cor para a pintura.

Como o lápis branco também possui pigmento, a pintura pode ficar esbranquiçada. Se não desejar este efeito na arte, existe o lápis incolor, que tem a mesma função que o branco nesse caso, sem deixar esbranquiçado.

Então, estes são os efeitos que o lápis branco causa. Agora, que tal experimentar aí? Faça degradês, mistura de cores e passe o lápis branco para poder visualizar com seus próprios olhos. É bom de se ver e de se fazer!

 

lapis branco

 

Até a próxima!

 

Leia também Linhas tortas

 

Texto: Leticia Stankevicius

Fontes: Marcello Barenghi, Desenhe Tudo, Youtube, Giphy

Leticia Sotto Stankevicius
Tenho 20 anos e amo aprender sobre arte e sobre a vida. Paulistana, sagitariana, as vezes muito boba e as vezes séria demais.