Tutorial de Pixel Art: hora de criar!

A RV voltou com um tutorial de Pixel Art no Photoshop para iniciantes! Vamos começar?

PASSO A PASSO

1. Abra um novo arquivo, Atalho: Ctrl + N. Nomeie o arquivo, coloque Largura e Altura com 50 pixels e a Resolução com 72 Pixels/Centímetro. E no Conteúdo do Plano de Fundo coloque em Branco, como na imagem abaixo. Aperte OK.

 

 

2. Depois clique em Visualizar > Mostrar > Grades.

 

3. Continuando na mesma barra, vá em Editar > Preferências > Geral

 

4. Vai surgir uma nova aba: em Geral, mude a Interpolação de Imagens pela a opção “Pelo mais próximo (Preservar as arestas sólidas)”.

5. E ainda na mesma aba: vá em Guia, Grades e Fatias e mude o “Linha de grade a cada” por Pixels, como mostra a imagem abaixo. Feito isso, já podemos começar a criar!

 

6.  Pegue a ferramenta lápis, escolha a cor e faça o contorno da imagem.

 

 

7. E depois faça a parte colorida do desenho e outros detalhes se quiser.

 

 

 

8. BÔNUS. Para fazer o degradê: escolha uma cor e use o atalho Shift + G.  Você consegue fazer vários efeitos arrastando a seta do mouse fora da área do desenho (na parte mais escura). Faça o degradê em um camada diferente para testar. Explore a ferramenta.

 

 

9. Quando o desenho estiver finalizado, vá na barra superior da tela e clique em Imagem > Tamanho da Imagem. Altere o tamanho do documento para 70 centímetros, tanto na Largura quanto na Altura. Agora, você já pode salvar o documento em formato PNG!

 

Use a imaginação!

Começamos com um desenho mais simples, mas fique à vontade para pesquisar outros tipo de imagens, criar cenários, novos personagens, brincar com as cores e, o mais importante, se divertir! Aproveite um momento de tédio para praticar!

 

 

É nas cores que eu vejo possibilidades.