Tutorial de desenho: hachura

E aí, mackenzistas? Mais uma vez vamos ensinar sobre desenho. Anteriormente, escrevemos sobre o pontilhismo e sombra esfumada. Hoje, a sombra é feita apenas de traços paralelos.  A técnica é chamada de hachura.

Primeiramente, ninguém nasce desenhando! Se você quer desenhar e não sabe, não desista tão fácil. O necessário é apenas prática, paciência e técnicas que ensinaremos aqui.

Esse tipo de técnica é muito utilizada por artistas de desenho em quadrinhos, publicitários e até mesmo por engenheiros, arquitetos e geógrafos. A hachura é bastante utilizada, por ser um tipo de sombra prática, rápida e limpa. Veja alguns exemplos:

Arquitetos utilizam hachura para marcar áreas e materiais

 

Leia também Natália Lacerda: Um amor pela arquitetura

 

Engenheiros para indicar material em criação de peças

 

E publicitários e desenhistas em storyboard ou quadrinhos

Existem várias formas de usar esta técnica, o que depende disto é a distancia entre os traços e sua direção. Veja:

Tipos de hachura

São escolhidos de acordo com o que o desenhista quer passar em sua arte. Aqui vamos ensinar apenas o fundamental. Então, lá vamos nós, e se gostou ou tem alguma dica para nós, comente!

TUTORIAL DE HACHURA

Para isto, irá precisar de alguns materiais como:

  • Lápis apontado;
  • Borracha;
  • Caneta preta ou marcador de ponta fina (mais preciso).

Leia também Primeiros Passos

1- Para treinar e criar a sombra, precisamos de um desenho base. No começo pode ser algo mais simples, como um circulo.

2- Posicione a luz, onde quiser que esteja, no suposto objeto desenhado.

3- Comece a fazer traços paralelos ao lado oposto da luz. Tente fazer rapidamente para manter a precisão do traço para conseguir a mesma tonalidade, distância e direção.

4- Onde quiser mais sombra, desenhe mais traços, de uma diferente direção.

5- Vá criando mais traços no lado oposto ao da luz. Traçando em diferentes direções conseguirá definir mais ainda o efeito de sombra. Faça vertical, horizontal e em várias diagonais.

Se quiser, passe a caneta preta por cima ou faça o desenho diretamente com ela, o resultado fica tão incrível quanto ao de lápis:

A luz é um fator muito importante na criação de sombra! Sempre lembre-se dela para praticar seus seguintes desenhos com hachura, pontilhismo ou esfumado.

Se quiser souber mais, clique aqui, e irá para o site Desenheiros Official,  lá existem detalhes sobre variações de hachura.

Por enquanto, acabaram os tutoriais de sombra. Esperamos que tenha curtido.

Até o próximo, pessoal!

Texto: Letícia Stankevicius.

Fontes: blogspot 1, blogspot 2, desenheirosofficial, suzuki.

Leticia Sotto Stankevicius
Tenho 20 anos e amo aprender sobre arte e sobre a vida. Paulistana, sagitariana, as vezes muito boba e as vezes séria demais.