Tudo sobre o voleibol sentado

No meio de tantas cortadas e bloqueios emocionantes. Pode ter certeza que o voleibol sentado vai ser um dos jogos mais dinâmicos. Você vai poder vibrar e torcer pelos nossos atletas durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016, que acontecerá no dia 7 de setembro até 18 de setembro.

Essa modalidade chegou em 1980 nas Paralimpíadas Arnhem. Trazendo o desafio para os times jogarem sentados, com seis atletas de cada lado, separados por uma rede baixa -com a altura de 1,15m do chão no vôlei masculino, e 1,05m para competição feminina-, com o objetivo de acertar a bola dentro da quadra do adversário.

As regras não mudam muito comparado com o voleibol Olímpico, o vôlei sentado é decidido em melhor de cinco sets. Vencendo o set o time que chegar aos 25 pontos primeiro, e caso o jogo chegue no tie-break, o set vai até 15 pontos. O voleibol Paralímpico possui três diferenças do Olímpico. Primeiro, os atletas que disputam essa modalidade obrigatoriamente possuem dificuldades locomotoras. Segundo, o contato do glúteo com o chão deve acontecer em cada ação do atleta. E terceiro, é permitido o bloqueio do saque adversário.

A quadra possui 60m², sendo 10m² de comprimento e 6m² de largura. Com isso é comum também vermos as pernas dos adversários se chocando durante a partida, desde que não atrapalhe o oponente, o toque está liberado. E para o Rio 2016 o voleibol sentado conta com oito seleções masculinas (96 atletas) e oito femininas (96 atletas) lutando para subir ao pódio.

Nossa seleção brasileira infelizmente até hoje não conseguiu nenhuma medalha no vôlei sentado. A delegação que possui mais medalhas no masculino é o Irã, com 7. E no feminino é a China, com 3. Quem sabe esse ano acontecendo dentro de casa, com a torcida brasileira em peso nos estágios o ouro venha até o peito dos nossos atletas.

A aluna de Publicidade e Propaganda do Mackenzie, Marina Zilioli, afirma que tinha curiosidade de saber como funcionava o vôlei sentado, se havia muita diferença para o em pé e quais as regras, e por esse esporte ser o seu favorito, achou que ficou ainda mais bonito visualmente, pois além do belo esforço que é fazer o passe, ataque e o ponto, ficar sentado deixa tudo ainda mais emocionante. Comentou que depois de assistir o vídeo aqui colocado no Post ficou interessada de experimentar esse novo desafio.

Vídeo sobre o vôlei sentado: