Três filmes para comemorar o Dia do Audiovisual

Chegou o Dia do Audiovisual! Este dia mundial está entre nós desde 2005 para mostrar a importância de documentos audiovisuais e o porquê devemos protegê-los. Entre estes arquivos, estão os filmes que tanto gostamos. Pensando nisso, trouxemos três filmes que são obrigatórios no seu currículo!

Dia do Audiovisual
“Onde o audiovisual ultrapassa seus limites”

Para achar alguns dos melhores filmes de todos os tempos, tivemos dicas do Professor Thiago Mori-Leite. Ninguém melhor que um professor de linguagem audiovisual do Mackenzie para nos ajudar nesse assunto. E agora, sem mais delongas, dê uma espiada nesta lista:

Dia do Audiovisual
O Poderoso Chefão
  • O Poderoso chefão

O filme conta uma história sobre o poder da lealdade e amor da família Corleone na comunidade em que vivem.

Curiosidades:

1.1 Na cena em que Johnny e Carlo brigam, Caan realmente quebrou algumas costelas de Russo.

1.2 Um dos cotados para o papel de Don Vito Corleone foi Laurence Oliver.

 

 

Dia do Audiovisual
Cidadão Kane

 

 

  • Cidadão Kane

O filme é baseado na vida do magnata das comunicações William Randolph Hearst. Na trama conhecemos a história de Charles Foster Kane a partir de sua morte.

Curiosidades:

O filme sofreu diversas sabotagens quando foi ao cinema. Contudo, em 1998 foi escolhido pelo American Film Institute como o melhor filme de todos os tempos.

 

 

 

 

Dia do Audiovisual
O Mágico de Oz
  • O Mágico de Oz

O filme relata a história de Dorothy Gale, uma órfã que vivia numa fazenda com seus tios e seu cachorro chamado Totó. Certo dia, um ciclone se centraliza bem sobre sua casa. Seus tios conseguem entrar no porão que servia como abrigo para essas tempestades, Dorothy e seu cachorro ficam para trás, sendo levados pelos ares até chegarem na terra de Oz.

Curiosidades:

1.1 O filme contou com diversos diretores e roteiristas

1.2 Frank Morgan que fez o papel do mágico, no entanto passou por muitas dúvidas antes de ser escolhido e consagrado.

 

O Dia do Audiovisual é uma delícia de se celebrar. Passar o dia vendo um, dois, três filmes… Quem não gosta, não é mesmo? Confira no vídeo abaixo um pedacinho de cada filme da nossa lista e aproveite essa data!

Texto e vídeo: Pedro Evaristo.

Revisão: Letícia Sotto e Isabela Matias.

Fontes: GIPHY, ADOROCINEMA, omelete, cinemaniac e UNESCO.