Três autores portugueses para conhecer um pouco da literatura de Portugal

 

Portugal é um país com pouco mais de 92 mil km² (o Brasil possui mais de 9,5 milhões de km²) com uma arquitetura e gastronomia riquíssimas. Além disso, temos a língua portuguesa em comum, o que ajuda muito para nos comunicarmos em um lugar diferente.

Para conhecermos um pouco mais sobre a cultura portuguesa, a Editoria Internacional vai dar algumas dicas de literatura portuguesa que nos levem para o universo português, e o melhor de tudo é que podemos ler no original e perceber as diferenças e a beleza da escrita portuguesa.

Valter Hugo Mãe

Nascido na Angola, mas radicado em Portugal, Valter é um dos melhores escritores da atualidade. Foi chamado de “tsunami  linguístico” por José Saramago. Seus livros abordam Portugal e trazem temas como morte, solidão, memória e reflexões que vão desde assuntos do nosso cotidiano até da própria linguagem e escrita.

Livros:

A Desumanização

O Filho de Mil Homens

A Máquina de Fazer Espanhóis

Homens Imprudentemente Poéticos

 

Gonçalo M. Tavares

Escritor e professor universitário português, M. Tavares já tem seus livros publicados em 45 países e um de seus romances está na lista europeia dos 1001 livros para ler antes de morrer.

Livros:

Jerusalém

Uma Viagem à Índia

A Máquina de Joseph Walser

Atlas do Corpo e da Imaginação

 

José Saramago

Saramago foi o primeiro autor de língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura. Seu primeiro livro foi publicado aos 25 anos, mas foi somente aos 54 anos que Saramago passou a viver exclusivamente de literatura,

Livros:

Ensaio Sobre Cegueira

As Intermitências da Morte

O Homem Duplicado

O Evangelho Segundo Jesus Cristo