Trajetória do cinema de animação no Brasil por Ana Flávia Marcheti

Entrando no mundo histórico da animação brasileira, temos o livro “Trajetória do cinema de animação no Brasil”. A autora da obra, Ana Flávia Marcheti é graduada em Design na Universidade Mackenzie. Descobriu a animação na metade do curso e atualmente atua como storyboarder.

O surgimento do livro retrata os 100 anos de história da animação brasileira, porém ainda não publicado. Tendo a autora uma campanha colaborativa no Cantase para viabilizar a circulação da obra. O livro é uma iniciativa independente e sem fins lucrativos e você pode contribuir aqui

Concebido a partir de uma linha do tempo, que tem seu início nos anos 1900 com as charges animadas aos anos 2000, com produções de reconhecimento mundial. Tendo um formato de artbook, cotando toda essa história em cinco capítulos, destacando os diferentes formatos de exibição, técnica e estética da arte e da indústria de animação nacional.

 

Tendo a obra direcionada para artistas, tanto os experientes quanto os iniciantes, proporcionando-lhes material de estudo e referência da animação nacional. Sendo Ana a pioneira no Brasil com essa iniciativa. “Percebi essa lacuna quando comecei meus estudos. Havia pouquíssima informação a respeito, quase sempre dispersa. Foram mais de dois anos de pesquisas e curadoria até chegar ao livro, que foca a animação sob uma perspectiva brasileira, a partir de um recorte de seus artistas e legado. A obra busca um olhar sobre nós mesmos e a nossa produção, sem o tradicional filtro estrangeiro, muitas vezes dominante”, pontua.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Veja também: “Meu lugar”

Thiago Kenji Nakano
Bom, sou uma pessoa sonhadora, que vê todos os lados para entender as pessoas, apaixonado por desenhar e por arquitetura e segue a frase “sorria para a vida, pois um dia ela sorrirá de volta."