Trabalho de audiojornalismo sobre o Vale do Ribeira concorre a prêmio

O trabalho do aluno Rafael Sant’Ana, do terceiro período do curso de Jornalismo, está concorrendo ao prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, deste ano. A peça, produzida com apoio da professora Lenize Vilaça, trata sobre o plantio de banana no Vale do Ribeira, região sul do estado de São Paulo, e como o governo lida com os programas de desenvolvimento da região.

O diretor da Abavar (Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira), Silvio Romão, em entrevista, fala sobre as ações sustentáveis da associação, a nova parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a logística da banana e como a pandemia afetou a rotina dos produtores. “A gente deu luva, álcool [antisséptico] para todo mundo, falou do distanciamento, retornou com a máscara obrigatória”, conta.

A professora conta que a maior dificuldade para apoiar o projeto foi a distância imposta pela covid-19. Tudo ocorreu fora dos laboratórios, cada um direto de sua casa: “Apesar de ter ocorrido tudo bem, nada substitui a aula e a dinâmica presenciais”, conta.