Sobre as diversas fases da vida

Hoje após pensar muito cheguei à conclusão de que nossa vida (assim como os textos), é cheia de pontos finais. É impossível negar o fato de que passamos por diversas fases ao longo da vida. Não estou falando apenas de infância, adolescência e vida adulta. Essas são fases obrigatórias pelas quais temos que passar. Estou falando daquelas que nós próprios (ou o destino) escolhemos passar. Todas essas fases nos levam a um ponto final, geralmente o ponto no qual mudamos.

Há quem resista e evite mudar. Mas eu, como diz uma conhecida música “prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. Desde que comecei a estudar no Mackenzie minha vida passou por diversas fases. De uma menina em busca de um mundo perfeito no colegial para uma mulher no início da vida adulta que entendeu que mundo não é, nem nunca será perfeito.

Mudar é mais do que preciso. Eu diria que é necessário para nosso processo de amadurecimento. Mudar nos torna mais fortes, sábios e acima de tudo corajosos. É necessário ter coragem para admitir que uma fase chegou ao fim e que agora é hora de tomar novos rumos. Não se pode viver no passado e no presente ao mesmo tempo. Da mesma forma que é impossível passar por todas as fases da vida sem mudar pelo menos uma coisa de uma para a outra.

Aprendi isso da maneira mais difícil o possível. Senti que estava mudando, mas me agarrei ao passado e teimei que poderia manter a principal característica da fase antiga comigo. Foram necessários meses para que eu percebesse que aquilo não me pertencia mais. Mas depois de deixar a bagagem para trás minha vida ficou mais leve e bem mais feliz.

Por isso se a vida hoje te diz que mais um capítulo foi encerrado e é hora de virar a página aqui vai um conselho de alguém que passou várias vezes por isso no último ano: não resista. As diferentes fases que a vida nos oferece podem ser difíceis, mas no fim valerá a pena ter vivido intensamente cada uma delas.

Foto por: Silva Pereira

Vem aprender a montar o perfil perfeito!

Aline Fatima
Paulista de coração, perdida no mundo dos livros e noticias. Um sonho? poder viajar o mundo ouvindo as historias de seus personagens.