Sobre a Redação Virtual

A Redação Virtual é um projeto realizado em conjunto com os alunos e visa à produção extracurricular atrelada à produção de notícias e engajamento da comunidade Mackenzista em um portal exclusivo. A iniciativa, originalmente projetada pela área de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie,  nasceu da necessidade de diversificar o conteúdo do portal institucional e, desta forma, produzir conteúdo feito por alunos selecionados e pautados.

São seis editorias: Share your Story - Humans Of Mackenzie, Eu faço arte, Etc e tal, Internacional, Moda e Esportes. Elas permitem que atividades de aulas, além de acontecimentos internos e externos, sejam divulgados e impulsionados. Todos os alunos selecionados para este projeto são orientados e acompanhados por professores do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da UPM. O conteúdo gerado em sala de aula, além de diversificar o institucional, também promove a produção dos alunos e a exposição dessa produção. Os trabalhos para editorias específicas são encaminhados para o portal da Redação Virtual, e os estudantes, em certos momentos, convidados a participar de briefings, reuniões de pauta e produção.

A viabilidade se dá tanto presencialmente quanto virtualmente. Grupos de discussão são mantidos nas redes sociais, acelerando o processo de discussão e permitindo a cada usuário contribuir com exemplos e sugestões, que podem se tornar pautas para produção do portal. Os alunos também devem estar atentos à diversificação dos conteúdos produzidos: cada rede social e canal de publicação deve ser tratado de maneira segmentada, de forma que cada produção tenha as características e a formalidade de texto que a rede exige.

Alunos não selecionados e funcionários também podem participar da Redação Virtual, enviando sugestões para o portal.

 

 

História

A Redação Virtual foi criada em 2012 nos moldes de portal de conteúdo colaborativo branded content, na área de marketing no Instituto Presbiteriano Mackenzie.

A Redação Virtual foi constituída, inicialmente, com 4 editorias de conteúdo (Internacional, Aluno Faz Arte, Etc e Tal e Humans Of Mackenzie), a fim de começarmos a instituir um novo canal de comunicação da instituição voltado totalmente para produções dos alunos. Toda a produção e organização é formada pelos próprios alunos acompanhados de um profissional de Jornalismo/Marketing do Instituto Presbiteriano Mackenzie e atrelado a todas as áreas do saber da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O trabalho é colaborativo e conta como horas complementares e de extensão para os alunos integrantes do projeto.

A Redação Virtual, atualmenteé o portal oficial de conteúdos por parte dos alunos, é aberta aos alunos dos diversos cursos da Universidade Presbiteriana Mackenzie de forma colaborativa e com a principal missão de aumentar a visibilidade de todas as produções dos alunos, destacando e ampliando as fronteiras do conhecimento.

João Pedro Piragibe, idealizador do projeto, sempre reafirmou o compromisso da RV: "dar oportunidade aos alunos para terem experiência de mercado em um laboratório dentro de um espaço colaborativo de atividade valorizando a criatividade e os valores cristãos. Reforçar e incentivar os alunos bolsistas, prounistas  neste espaço e sempre prezando pelo respeito à igualdade, diversidade e pelo direito de liberdade de consciência e de expressão religiosa".

 

Identidade Visual

Nossa identidade visual é utilizada desde 2013 nos padrões de Chalk Board. Comunicação em tinta em pó e giz em peças publicitárias dentro da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O conceito está atrelado à expansão das cores e suas aplicações simulando um ambiente escolar, lousas tradicionais e lousas acrílicas brancas.

Logos

Os logos foram desenvolvidos pelos colaboradores Gustavo Herrero e Danielle Nishioka.