Sobre a Redação Virtual

A Redação Virtual é um projeto da área de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie realizado em conjunto com os alunos e visa a produção extracurricular atrelada à produção de notícias e engajamento da comunidade Mackenzista em um portal exclusivo. A iniciativa nasceu da necessidade de diversificar o conteúdo do portal institucional e, desta forma, produzir conteúdo feito por alunos selecionados e pautados, sem distinção de curso.

São seis editorias: Share your Story - Humans Of Mackenzie, Eu faço arte, Etc e tal, Internacional, Moda e Esportes. Elas permitem que atividades das aulas, além de acontecimentos internos e externos, sejam divulgados e impulsionados por meio desse portal. Todos os alunos selecionados para este projeto são orientados por profissionais e acompanhados por professores em jobs especiais para o desenvolvimento. O conteúdo gerado em sala de aula, além de diversificar o institucional, também promove a produção dos alunos e a exposição dessa produção. Os trabalhos para editorias específicas são encaminhados para o portal da Redação Virtual, e os estudantes, em certos momentos, são convidados a participarem de briefings, reuniões de pauta e produção com a equipe de Marketing da Instituição.

A viabilidade se dá tanto presencialmente quanto virtualmente. Grupos de discussão são mantidos nas redes sociais, acelerando o processo de discussão e permitindo a cada usuário contribuir com exemplos e sugestões, que podem se tornar pautas para produção do portal. Os alunos também devem estar atentos à diversificação dos conteúdos produzidos: cada rede social e canal de publicação deve ser tratado de maneira segmentada, de forma que cada produção tenha as características e a formalidade de texto que a rede exige, caminhando do modo informal da geração Y e Z ao tradicional; a busca é por leitores que preferem textos resumidos, mas também àqueles que estão em busca de textos mais elaborados (principalmente em redes de discussão acadêmicas e de negócios, como o LinkedIn, de público mais sênior).

Alunos não selecionados e funcionários também podem participar da Redação Virtual, enviando conteúdos e sugestões para o portal. A equipe trabalha integralmente para que todas as produções mackenzistas ganhem uma amplitude maior na divulgação. Sabe aquele portfólio, trabalho em sala de aula ou até mesmo aquele momento de descanso? Com esse novo portal você terá mais alcance e contato com empresas e recrutadores.

 

 

História

A Redação Virtual foi criada em 2012 nos moldes de portal de conteúdo colaborativo branded content, na área de marketing no Instituto Presbiteriano Mackenzie.

A Redação Virtual  foi instituído inicialmente 4 editorias de conteúdo ( Internacional, Aluno Faz Arte, Etc e Tal e Humans Of Mackenzie), a fim de começarmos a instituir um novo canal de comunicação da instituição voltado totalmente para produções dos alunos. Toda produção quanto a organização é formada pelos próprios alunos acompanhados de um profissional de Jornalismo/Marketing do Instituto Presbiteriano Mackenzie e atrelado a todas as áreas do saber da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O trabalho é colaborativo e conta como horas complementares e de extensão para os alunos integrantes do projeto.

A Redação Virtual, atualmenteé o portal oficial de conteúdos por parte dos alunos, opera como laboratório de criatividade em apoio as áreas administrativas do Mackenzie, incentiva grupos de alunos a participarem de batalhas criativas e concursos nacionais. O novo formato da Redação em 2014, ainda sob orientação do responsável pelas de Mídias Indoor e Sociais, João Pedro L. S. Piragibe, com uma diretriz adicional de demandas semelhantes a uma agência indoor. O núcleo é atrelado a gerência de Comunicação e Relacionamento, sob o comando do gerente Ismael de Lima Junior, conta com cerca de 40 alunos em 3 turnos, com alcance nacional e internacional com missão de suprir o conteúdo/material de 40 mil alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

A RV é aberta aos alunos dos diversos cursos da Universidade Presbiteriana Mackenzie de forma colaborativa e com a principal missão de aumentar a visibilidade de todas as produções dos alunos, destacando e ampliando as fronteiras do conhecimento.

João Pedro Piragibe afirma como líder do projeto e reafirma o compromisso "Dar oportunidade aos alunos de ter experiência de mercado em um laboratório dentro de um espaço colaborativo de atividade valorizando a criatividade e os valores cristãos. Reforçar e incentivar os alunos bolsistas, prounistas  neste espaço e sempre prezando pelo respeito à igualdade, diversidade e pelo direito de liberdade de consciência e de expressão religiosa".

 

Identidade Visual

Nossa identidade visual é utilizada desde 2013 nos padrões de Chalk Board. Comunicação em tinta em pó e giz em peças publicitárias dentro da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O conceito está atrelado a expansão das cores e suas aplicações simulando um ambiente escolar, lousas tradicionais e lousas acrílicas brancas.

Logos

Os logos foram desenvolvidos pelos colaboradores Gustavo Herrero e Danielle Nishioka.