Sobre a Redação Virtual

A Redação Virtual é um projeto da área de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie realizado em conjunto com os alunos e visa a produção extracurricular atrelada à produção de notícias e engajamento da comunidade Mackenzista em um portal exclusivo. A iniciativa nasceu da necessidade de diversificar o conteúdo do portal institucional e, desta forma, produzir conteúdo feito por alunos selecionados e pautados, sem distinção de curso.

São seis editorias: Share your Story - Humans Of Mackenzie, Eu faço arte, Etc e tal, Internacional, Moda e Esportes. Elas permitem que atividades das aulas, além de acontecimentos internos e externos, sejam divulgados e impulsionados por meio desse portal. Todos os alunos selecionados para este projeto são orientados por profissionais e acompanhados por professores em jobs especiais para o desenvolvimento. O conteúdo gerado em sala de aula, além de diversificar o institucional, também promove a produção dos alunos e a exposição dessa produção. Os trabalhos para editorias específicas são encaminhados para o portal da Redação Virtual, e os estudantes, em certos momentos, são convidados a participarem de briefings, reuniões de pauta e produção com a equipe de Marketing da Instituição.

A viabilidade se dá tanto presencialmente quanto virtualmente. Grupos de discussão são mantidos nas redes sociais, acelerando o processo de discussão e permitindo a cada usuário contribuir com exemplos e sugestões, que podem se tornar pautas para produção do portal. Os alunos também devem estar atentos à diversificação dos conteúdos produzidos: cada rede social e canal de publicação deve ser tratado de maneira segmentada, de forma que cada produção tenha as características e a formalidade de texto que a rede exige, caminhando do modo informal da geração Y e Z ao tradicional; a busca é por leitores que preferem textos resumidos, mas também àqueles que estão em busca de textos mais elaborados (principalmente em redes de discussão acadêmicas e de negócios, como o LinkedIn, de público mais sênior).

Alunos não selecionados e funcionários também podem participar da Redação Virtual, enviando conteúdos e sugestões para o portal. A equipe trabalha integralmente para que todas as produções mackenzistas ganhem uma amplitude maior na divulgação. Sabe aquele portfólio, trabalho em sala de aula ou até mesmo aquele momento de descanso? Com esse novo portal você terá mais alcance e contato com empresas e recrutadores.