Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

A campanha “Setembro Amarelo” nasceu em 2014 e, apesar de já estar no seu terceiro ano de realização, nunca deixa de ser um assunto relevante. Durante todo o mês são promovidos eventos de divulgação e debate para conscientização sobre a prevenção do suicídio.

O Brasil é o 8º país com a maior taxa de suicídios do mundo, segundo pesquisa feita pela OMS (Organização Mundial da Saúde), e o assunto ainda continua sendo um dos maiores tabus da sociedade. A cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida.

Mas como ajudar? Além de ajudar na divulgação da campanha e participar dos eventos, é possível contribuir mais diretamente se voluntariando para ser plantonista do Programa de Apoio Emocional do CVV (Centro de Valorização da Vida). Eles oferecem curso gratuito de preparação de voluntários e é necessário ter pelo menos quatro horas semanais disponíveis. Para informações mais detalhadas é só entrar no site deles: http://www.cvv.org.br/index.php

Com pequenas atitudes é possível devolver a esperança para uma pessoa, até porque nunca se sabe quando alguém só precisa de um sorriso e de um “vai ficar tudo bem”.

Rebeca Dias
“Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador [...]" ― Clarice Lispector