Setembro Amarelo, o que é?

O Setembro Amarelo é um movimento que teve início em 2014, e consiste na conscientização da prevenção sobre casos de suicídio. Se dá em setembro porque no dia 10 desse mês é celebrado o Dia Mundial de Prevenção deste fato. Aqui no Brasil, tem iniciativa pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), e no âmbito mundial quem cuida é a IASP (Associação Internacional para Prevenção do Suicídio).

Uma das muitas campanhas que foram usadas para deslanchar o mês de comemoração aconteceu em 2015, no Rio de Janeiro. O Cristo Redentor foi iluminado de amarelo durante todo o dia 1o. Além disso, também no mesmo dia, em Brasília, o Congresso Nacional também foi iluminado de amarelo.

setembro-amarelo

Foto: CVV

Durante esse mês pudemos notar uma campanha nada silenciosa no Facebook: pessoas compartilham em seus murais a frase “Comente um coração amarelo e eu conto o que admiro em você! #SetembroAmarelo”. O que víamos era chuva de corações amarelos nos comentários.

As ocorrências registradas Brasil a fora são alarmantes, 32 pessoas morrem por dia, isso é bem mais do que a quantidade de pessoas que morrem de AIDS ou câncer, por exemplo. E por que isso acontece? Podemos dizer que a reação de muitas pessoas à um caso de suicídio é resumida por simples preconceito, ou seja, é considerada tabu. Isso faz com que haja uma exclusão de pessoas que viveram ao redor da vítima, ou em outros casos, um sufocamento ainda maior de quem tenha pensamentos que tendem à essa ideia.

O que pode ser feito? Isso é simples, sabem aquele ditado que a conversa cura tudo? Então, é isso mesmo! Converse com seus filhos, familiares, tios, avós, pai ou mãe, qualquer um pode ser vítima desse tipo de pensamento. A depressão é sim uma doença, ao contrário do que muitos dizem por aí, e pode ser tratada.

A liberação de serotonina e endorfina, hormônios que correm dentro de nós e agem principalmente no nosso cérebro, estão diretamente ligadas com as sensações de prazer e alegria. Ou seja, a depressão é uma diminuição gradual ou brusca desses hormônios, fazendo com que a pessoa sinta-se cansada, indisposta e triste a todo momento.

Confira mais em: https://www.facebook.com/setembroamarelo ou http://www.setembroamarelo.org.br/