Séries inspiradas em livros

A Etc e Tal preparou uma lista especial para quem ama séries e livros. Muita gente pode não saber mas as séries mais famosas do mundo são baseadas em livros tão legais quanto suas produções para a TV. Confira ♥

Uma das séries com a maior audiência dos dias atuais foi baseada na série de livros “As Crônicas de Gelo e Fogo” composta por sete volumes, sendo cinco deles já publicados. Escrito pelo famoso romancista e roteirista George R. R. Martin, as crônicas já foram traduzidas por vinte e sete idiomas não há como negar, que os livros fazem tanto sucesso quanto a série de tv. A história se passa nos Sete Reinos de Westeros onde “verões duram décadas e o inverno toda uma vida” na Idade Média é cercada por elementos sobrenaturais e marcada principalmente pelas lutas entre as famílias nobres pelo poder, pelo amor e pela riqueza. Game of Thrones sem dúvidas é uma série que não dá para deixar de assistir, e atualmente possui 8 temporadas.
A série é tão imperdível que entrou para o livro dos recordes como a série de drama com maior transmissão simultânea ao redor do mundo. Outro fato curioso é que há um novo idioma criado  a partir de palavras inventadas por George R. R. Martin em seus livros.

Pretty Little Liars foi inspirada em uma série literária escrita por Sara Shepard, contendo uma divisão de quatro arcos, cada arco contém quatro livros. A história conta a vida de quatro amigas, Hanna, Aria, Spencer e Emily que sofrem com o desaparecimento da líder do grupo, Alison. Quando o corpo de Alison é encontrado no quintal de sua casa, as quatro meninas começam a receber mensagens de um anônimo que se auto denomina “-A”  e a partir disso as meninas sofrem diversas ameaças desse anônimo e tentam descobrir sua verdadeira identidade.
Apesar da história principal dos livros e da série ser praticamente a mesma, muitas coisas mudam entre a série e os livros, como por exemplo a própria identidade de -A entre outros acontecimentos que você só poderá descobrir se começar a embarcar nessa aventura. A série de tv está na sétima temporada, e os mistérios estão cada vez mais densos, tenha certeza que nem a série nem os livros irão te decepcionar.

A série de vampiros mais amada do mundo também foi inspirada em livros. LJ Smith lançou o primeiro livro em 1991 nos EUA intitulado como O Despertar, logo após foram lançados mais três livros formando a saga. Mas foi só em 2009 que o primeiro livro chegou no Brasil com a editora Galera Record, os livros se encaixam na categoria terror/romance. Já a série é classificada como drama e conta a história de Elena Gilbert, uma jovem popular que acaba se encantando com Stefan Salvatore, um menino misterioso que entra no colégio. Mas o enredo não para por aí, muita coisa pela frente ainda acpmtece desde a descoberta de vampiros até outros personagens místicos. Não dá pra deixar de assistir todas as turbulências da série que se passa na cidade fictícia de Mystic Falls.

Não a toa, o nome da série é Bones (Ossos, em inglês), pois é baseada na vida de uma antropóloga forense Kathy Reichs (ela existe!). Na série é chamada de Dra. Temperance Brennan cujo seu passatempo é escrever romances policiais, sempre que há algum assassinato Dra. Temperance é chamada, principalmente quando o corpo da vítima está sendo decomposto, carbonizado ou está desconfigurado. Pera aí, mas essa não é uma lista de séries baseadas em livros? É sim, acontece que além de ser baseada na vida de Kathy, é também baseada nas obras da própria antropóloga que curiosamente também é uma das produtoras da série. Kathy também participa em um dos episódios como a Professora Constance Wright. A famosa antropóloga possui diversas obras acadêmicas, entretanto são seus romances que fazem sucesso. Seu primeiro romance foi em 1997 intitulado como Déjà Dead, apesar de antigo Kathy não parou por aí e escreveu mais de vinte livros.

O drama The 100 se passa 97 anos atrás após um acidente nuclear que dizimou a Terra. Os recursos são escassos e todos os crimes são puníveis com morte, exceto quando o autor do crime é menor de idade. Depois dos sistemas de suporte de vida serem encontrados com falha, 100 prisioneiros juvenis são dispensados e enviados para a superfície em uma última tentativa de determinar se a Terra é habitável. A série foi inspirada na triologia de Kass Morgan e o primeiro livro foi intitulado como The 100 – Os escolhidos lançado em 2013 nos EUA e em 2014 no Brasil. Por enquanto há mais dois livros que completam a saga, Dia 21 e De volta.

Baseada nos clássicos Sherlock Holmes escritos por Sir Arthur Conan Doyle. Sherlock é uma série de drama policial que retrata um detetive consultor que auxilia a Polícia Metropolitana de Londres para auxiliar em diversos crimes. O personagem principal possui um colega de quarto, Dr. John Watson, que também é seu fiel amigo. Já foram feitos 3 filmes sobre o clássico britânico e os livros também inspiram outra série chamada Elementary. Elementary aborda uma versão contemporânea do detetive mais conhecido do mundo.

Original da Netflix, a série aborda histórias das mulheres da prisão de Litchfield. O que muita gente não sabe é que sua personagem principal Piper Chapman realmente existe na vida real como Piper Kerman. Piper foi presa por acusações de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas e escreveu o livro Laranja é o novo preto (Orange Is the New Black: My Year in a Women’s Prison – 2010) que inspirou a série classificada como comédia e drama. São tantas emoções causadas pela série que é difícil não se comover com nenhuma das histórias. Vale a pena assistir as 4 temporadas e aguardar ansiosamente pela 5ª temporada.

Outra série original Netflix, conta a vida de Pablo Escobar interpretado pelo nosso querido ator brasileiro Wagner Moura (orgulho!). É dirigida por outro brasileiro José Padilha, conhecido por dirigir Tropa de Elite. E ainda conta com o tema de abertura “Tuyo” foi escrito por outro brasileiro, Rodrigo Amarante. Se depois disso você ainda precisa de mais argumentos para assistir, veja cinco livros que ajudaram a desenvolver o enredo da série do narcotraficante mais famoso do mundo, e agora, o mais amado também. “Festa no Covil”de Juan Pablo Villalobos, “Sem Tetas Não Há Paraíso” de Gustavo Bolívar Moreno, “O Ruído das Coisas Ao Cair” de Juan Gabriel Vásquez, “Pablo Escobar” de Alonso Salazar, “Pablo Escobar – Meu Pai” de Juan Pablo Escobar – sim, o filho de “El Patrón”, e por fim “Reze Pelas Mulheres Roubadas” de Jeniffer Clement. Acompanhe as 2 temporadas disponíveis na Netflix.

Como você viu nos itens anteriores a Netflix está mandando muito em suas produções, House of Cards é outra. E assim como Orange is The New Black e Narcos, também foi inspirada em um livro, que leva o mesmo nome da série e foi escrita por Michael Dobbs. A trama conta a trajetória e a incessante busca pelo sucesso do político Francis Underwood. O enredo de muito drama através do poder e corrupção possui 4 temporadas e é amada por muitos, foi a primeira série da Netflix a ganhar resolução 4k.

Assim como The Vampire Diaries, True Blood é uma série de vampiros. Mas a história difere muito uma da outra. Com a evolução científica, vampiros conseguiram ser vistos como cidadãos comuns pela sociedade pois cientistas japoneses inventaram sangue sintético para que os humanos deixassem de ser o alvo principal. Sookie, garçonete de uma lanchonete, tem a capacidade de ouvir os pensamentos das pessoas e não vê problemas com isso, principalmente quando se apaixona por um vampiro de 173 anos de idade. E aí o drama todo começa. Além de drama a série também entra na categoria, fantasia, comédia dramática e humor negro. Foi baseada nas Crônicas de Sookie Stackhouse, que conta com 13 livros e foi escrita por Charlaine Harris. Com tantos motivos pra assistir não há dúvidas que você terá muita diversão com esses vampiros.

Outras séries que não podemos deixar de citar: Gossip Girl (2007), Dexter (2007), Sex and The City (1998), The Carrie Diaries (2013), Castle (2009), Under The Dome (2013)