“The September Issue” – Documentário

Já pensou acompanhar de perto a rotina da maior editora de moda do mundo? Sim, estou falando da figura emblemática que é Anna Wintour, editora chefe da Vogue America. O dia a dia de Anna e de toda a redação da revista pode ser visto no documentário “The September Issue”.

O filme, com direção de R.J Cuther, mostra a produção e o fechamento da edição mais importante do mundo da moda, a “September Issue”. Durante seis meses uma câmera acompanhou todos os movimentos de Wintour e sua equipe, desde os Fashions Weeks que eles marcaram presença até as produções dos editorais da edição de 2007 da revista.

Durante o documentário podemos ver que a figura da editora como devil não é bem real. Sim, Anna é quase sempre monossilábica e suas caras e bocas são bem marcantes – principalmente quando ela não gosta de algo -, mas isso é porque ela sabe da importância da sua opinião e leva MUITO a sério seu trabalho.

Uma coisa que vale a pena destacar é que o diretor do filme soube muito bem como capturar o espírito da moda e tudo que envolve esse universo. Além de mostrar a relação de amor e ódio entre Anna Wintour e Grace Coddington, editora de moda da revista e a única que “bate de frente” como a opinião de Anna, o que gera momentos de tensão durante o filme. Mas não se preocupe, as duas trabalham juntas há anos e reconhecem o talento e genialidade de cada uma.

Ficou interessado pra ver como é a produção da “September Issue” e de como funciona a produção da edição? É só assistir o documentário que está disponível no Netflix. Para você ficar com um gostinho de quero mais é só dar um play no trailer abaixo.

 

Texto por Gabriela Cesário.