Saem os Super Atletas entram os Super Heróis

Hoje começam os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Serão 4022 atletas espalhados por 23 modalidades, disputando o posto de melhores paratletas do mundo. O Brasil tem um desempenho infinitamente superior nas Paralimpíadas do que nos Jogos Olímpicos, por exemplo em Londres o Brasil conquistou 17 medalhas, e nas Paralímpiadas foram 43 medalhas. Além da história de superação e emoção de todos, o fato dos nossos “paraheróis” serem os melhores é um motivo amais para torcermos muito.Claro que nosso foco será nos atletas brasileiros, mas tem outras feras internacionais que vão estar aqui no Rio de Janeiro e que também devemos estar atentos.

Vamos ficar de olho no fenômeno da natação Ihar Boki (deficiente visual), atleta de Belarus que em 2012 ganhou 5 ouros e 1 prata com apenas 18 anos, e dono de 11 ouros em Campeonatos Mundiais. Tem também a nadadora espanhola Teresa Perales que tem 22 medalhas em Jogos Paralímpicos, sendo a maior paratleta espanhola. Outro destaque, dessa vez no hipismo, é a britânica Sophie Christiansen dona de 7 medalhas sendo 5 de ouro, ela estreou em Atenas 2004 com 16 anos e já ganhou bronze, daí em diante não parou mais.

Sarah Storey
Sarah Storey

 

Tem também na natação a australiana Jacqueline Freney que em Londres 2012 quebrou o recorde de medalhas de ouro individuais com 8, apenas ela e a lenda Michael Phelps conseguiram tal feito em uma única edição de jogos, seja olímpico ou paralímpico. Vem da Grã-Bretanha nosso destaque final, a ciclista e nadadora, sim ela disputa as duas modalidades, Sarah Storey que já subiu no lugar mais alto do pódio 11 vezes, além das outras 8 de prata e 3 de bronze. Ela foi campeã mundial 27 vezes e detém, incríveis, 73 recordes mundiais.

Aqui são só alguns destaques, mas tem vários outros que merecem nossa atenção especial durante esses 11 dias. E claro, sempre tem a chance de vermos um atleta fenomenal surgir diante dos nossos olhos.

PS: Essa será a primeira vez que uma mulher vai carregar a bandeira do Brasil na abertura. Será Shirlene Carvalho do lançamento de dardo.