Rússia 2018: Dia 7

No segundo dia da segunda rodada do Mundial da Rússia, todos os placares foram 1 a 0. Portugal venceu Marrocos, o Uruguai ganhou da Arábia Saudita e a Espanha bateu o Irã.

 

Grupo B – Portugal x Marrocos:

O gol de cabeça do artilheiro Cristiano Ronaldo, aos 4 minutos do primeiro tempo, significava que Portugal teria grande facilidade para vencer a seleção marroquina e, talvez, poder aplicar um placar elástico. Porém, não foi isso que aconteceu. Logo após a abertura do placar, o Marrocos se mostrou mais concentrado e organizado taticamente e pressionou e atacou a seleção portuguesa durante todo o jogo. Portugal mostrava-se uma equipe desorganizada e sem controle da partida contra uma seleção tecnicamente muito inferior.

A seleção do Marrocos não chegou ao empate por conta da falta de capricho nas finalizações, e da boa atuação do goleiro português Rui Patrício, que pode ser considerado o destaque da partida por ter feito boas defesas no segundo tempo. O artilheiro da do Mundial com quatro gols, Cristiano Ronaldo, teve uma atuação muito apagada após o gol.

Com a vitória, Portugal salta para quatro pontos no Grupo B, enquanto Marrocos está desclassificado após duas derrotas. O próximo jogo da seleção portuguesa será na segunda-feira, dia 25/06, contra o Irã. Quem vencer esta partida se classificará para a próxima fase. Portugal tem a vantagem do empate.

 

Grupo A – Uruguai x Arábia Saudita:

Em seu centésimo jogo com a camisa celeste, Luis Suárez marcou o gol que garantiu a vitória do Uruguai e a classificação antecipada para as oitavas de final. No primeiro tempo, em jogada de escanteio, o goleiro saudita Al-Owais saiu mal e furou na hora de interceptar o cruzamento, deixando o gol livre para o atacante empurrar para as redes.

A seleção uruguaia venceu as duas partidas que disputou pelo Grupo A, mas ainda não mostrou um bom futebol. Diante do Egito, na primeira rodada, o Uruguai teve uma boa atuação defensiva, mas não conseguiu criar chances de gol com a bola rolando. Na partida de hoje ocorreu praticamente o mesmo, o Uruguai com a bola no pé, mas sem envolver o adversário. Nos dois jogos, os gols vieram apenas em jogadas de bola parada.

Com o resultado de hoje, os classificados do Grupo A já estão definidos. São eles Rússia e Uruguai, que se enfrentarão na próxima segunda-feira, dia 25/06, para decidir quem será o primeiro do grupo. Em caso de empate, o primeiro lugar fica com a Rússia, por conta do saldo de gols.

 

Grupo B – Irã x Espanha:

O placar de apenas 1 a 0 para a Espanha não traduz o que foi o domínio exercido pelo time sobre os iranianos. A Espanha teve máximo controle de posse de bola durante toda a partida, mas teve dificuldades para furar o refolho do Irã, que chegou a ter seis jogadores na última linha de defesa.

O gol foi do atacante Diego Costa, que já possui três gols na competição. Aos oito minutos do segundo tempo, ele recebeu um passe em profundidade de Andrés Iniesta e disputou com o zagueiro iraniano. A bola acabou batendo em sua canela e entrou rente à trave. Após o gol espanhol, a seleção do Irã teve algumas chances de empatar a partida. O meio campista Ezatolahi chegou a marcar o gol de empate em uma jogada aérea, mas o árbitro marcou o impedimento corretamente.

Com a vitória, a Espanha chega a quatro pontos no Grupo B e depende apenas de uma vitória ou empate na terceira rodada contra o eliminado Marrocos para se classificar para as oitavas de final. O jogo ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 25/06.

 

Para Enrico Bertagnoli, aluno do curso de jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o melhor jogo do dia foi entre Espanha e Irã. “O jogo de Portugal e Marrocos foi meio estranho, o Cristiano Ronaldo só fez o gol e mais nada. O jogo foi dominado pelo Marrocos mas não teve muitas finalizações. Uruguai e Arábia Saudita foi bem paradão, parecia que o Uruguai estava feliz com o 1 a 0 e não estava a fim de golear. Por isso eu achei o jogo entre Espanha e Irã o melhor. Foi bem mais movimentado e uma verdadeira aula de futebol, de como atacar com a Espanha, e de como se defender com o Irã”, disse.

A ser perguntado sobre o jogador destaque do dia, Enrico elegeu o goleiro Beiranvand do Irã. “Eles fez boas defesas e não é um cara muito notório no mundo do futebol. O Mundial é legal por isso, acaba levantando jogadores que não são muito conhecidos”, completou.

 

Confira o resumo do dia 12, 345 e 6 do mundial.

 

Não dispenso por nada uma boa resenha sobre esportes. Sou fã de todos eles, mas amo o futebol. Ver uma torcida gritando gol é a minha maior emoção!