Rússia 2018 – Dia 2

No segundo dia do mundial da Rússia, todos os jogos foram decididos apenas no final da partida. O Uruguai bateu o Egito por 1 a 0, o Irã venceu o Marrocos também por 1 a 0, enquanto Portugal e Espanha empataram em 3 a 3. O destaque do dia vai para o craque Cristiano Ronaldo, que marcou três gols e já é o artilheiro do torneio.

 

Grupo A – Egito x Uruguai:

O Uruguai surpreendeu a seleção do Egito no final da partida e venceu por 1 a 0. O gol saiu apenas aos 44 minutos do segundo tempo, em uma jogada de bola aérea, em que o zagueiro José Giménez aproveitou o cruzamento vindo de uma falta lateral para marcar de cabeça.

O jogo foi marcado por uma má atuação das duas equipes. A tradicional seleção uruguaia teve muita dificuldade no meio de campo, principalmente com a criação de jogadas, por isso teve de recorrer aos lançamentos longos ineficientes. As jogadas de ataque ficaram por conta da individualidade de Cavani e Suarez, mas pararam na boa atuação do goleiro egípcio El Shenawy, que pode ser considerado o melhor jogador da partida.

A seleção egípcia também teve dificuldades na criação das jogadas e no último passe para a finalização. Isso ocorreu por conta do atacante Mohammed Salah ter ficado no banco de reservas durante toda a partida. O “faraó” é um dos principais jogadores do mundo no momento, mas não estreou na competição por causa da lesão no ombro que sofreu durante a final da Champions League.

Com a partida de hoje, está encerrada a primeira rodada do Grupo A, com a Rússia no primeiro lugar com 3 pontos e 5 gols de saldo, e o Uruguai no segundo lugar com os mesmos 3 pontos, mas apenas 1 gol de saldo. Egito e Arábia Saudita completam o grupo com nenhum ponto conquistado. A segunda rodada do Grupo A ocorrerá na terça e quarta-feira, com Rússia x Egito e Uruguai x Arábia Saudita.

 

Grupo B – Marrocos x Irã:

A estreia do Grupo B foi entre Marrocos e Irã. O jogo foi realizado em São Petersburgo e acabou com a vitória do Irã por 1 a 0. Assim como no primeiro jogo do dia, esta partida foi definida apenas no final. Nos acréscimos, o atacante marroquino Bouhaddouz marcou contra de cabeça, e acabou dando o gol da vitória ao Irã.

O jogo foi muito movimentado e truncado, mas fraco tecnicamente. Os dois times abusaram da vontade e das faltas ao longo da partida. A seleção do Marrocos começou pressionando e atacando frequentemente. Porém, com o decorrer da partida o Irã conseguiu equilibrar o jogo. As duas seleções tiveram chance de abrir o placar no decorrer da partida, mas pararam na boa atuação dos goleiros.

 

O destaque da partida fica para o zagueiro marroquino Benatia, jogador da Juventus de Turim.  Muito consistente e experiente, conseguiu dar força e liderança à defesa marroquina e quase abriu o placar no primeiro tempo.

 

Grupo B – Portugal x Espanha:

No primeiro grande clássico do torneio, Portugal e Espanha empataram em 3 a 3, no que pode ser chamado o melhor jogo do Mundial até o momento. Cristiano Ronaldo abriu o placar de pênalti, logo no segundo minuto de jogo, após ter recebido uma falta de Nacho dentro da área.  Depois disso, o craque português viu Diego Costa igualar o marcador em um belo gol de jogada individual. Ao final do primeiro tempo, Cristiano chutou rasteiro no que seria uma defesa fácil para De Gea, mas ele acabou aceitando a virada.

A Espanha já mandava na partida quando levou a virada no fim do primeiro tempo. No começo do segundo, continuou a todo o vapor e virou o jogo para 3 a 2 com mais um gol de Diego Costa e um belo gol de Nacho.

Portugal continuou buscando jogadas de velocidade, enquanto a Espanha controlava o jogo com a posse de bola para assegurar a vitória. Até que, aos 42 minutos do segundo tempo, brilhou a estrela do craque. Em uma falta na entrada da área, Cristiano Ronaldo bateu perfeitamente por cima da barreira e saiu para comemorar o empate e o seu primeiro hat-trick em Mundiais.

Com o empate de hoje, Portugal e Espanha fecham a primeira rodada empatados no segundo lugar do Grupo B, enquanto o Irã fica em primeiro colocado, por ter ganho de Marrocos. Os próximos jogos desse grupo serão na próxima quarta, entre Portugal x Marrocos e Irã x Espanha.

 

Para Matheus Braga, aluno do curso de jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, os jogos de hoje foram bons. “O Egito me surpreendeu dando trabalho para o Uruguai mesmo sem o Salah. Irã e Marrocos foi o menos intenso do dia, pois são seleções relativamente fracas. Já Portugal e Espanha foi um jogaço, mais uma vez Portugal foi carregado pelo melhor do mundo, mesmo com a Espanha conseguindo impor seu jogo”, disse.

Quando perguntado sobre o destaque de hoje, Matheus não hesita em falar de Cristiano Ronaldo. “Meu destaque vai com certeza para o Cristiano Ronaldo por conta do hat-trick, mas o Isco foi muito bem também, conseguiu dominar o meio de campo e ajudou a Espanha a controlar o jogo”, completou.

Clique aqui para conferir o resumo do primeiro dia da Mundial!

 

Não dispenso por nada uma boa resenha sobre esportes. Sou fã de todos eles, mas amo o futebol. Ver uma torcida gritando gol é a minha maior emoção!