Rússia 2018: Dia 14

No dia de hoje do Mundial da Rússia, o Brasil venceu a Sérvia e se garantiu nas oitavas de final, juntamente com a Suíça, que empatou com a Costa Rica. Pelo Grupo F, México e Suécia se classificaram, enquanto a campeã Alemanha está eliminada.

 

Texto por Guilherme Pansonato Neto e Vitória Berçot

 

Grupo F – Coreia do Sul x Alemanha

Alemanha e Coreia do Sul jogaram pela terceira rodada da fase de grupos do grupo F. O jogo era decisivo e valia a classificação para os alemães.

O primeiro tempo foi morno e tímido, com poucas chances para os dois lados. A Alemanha não conseguiu furar o bloqueio defensivo dos coreanos. Apostou em muitos cruzamentos, porém sem muita criatividade e efetividade. Já os coreanos, souberam se defender bem das investidas alemãs e não levaram perigo ao ataque.

No segundo tempo, os alemães seguiram em busca da vitória e levaram mais perigo aos sul coreanos, mas ainda assim não conseguiram furar a defesa. Já nos acréscimos, o drama alemão aumentou quando a Coreia abriu o placar. Aos 47 Kim Young-Gwon marcou, com um passe errado do alemão Kroos. O lance foi analisado pelo árbitro de vídeo, já que havia uma dúvida de impedimento. O gol foi validado e a festa sul coreana começou.
No final dos acréscimos ainda, o goleiro alemão Manuel Neuer resolveu sair do gol e atuar como jogador de linha, para ajudar a equipe. A tática não deu certo. Neuer perdeu a bola na intermediária e os coreanos marcaram o segundo gol, com Son Heung-Min.

No outro jogo da chave, entre México x Suécia, a Suécia venceu por 2×0 e conquistou a classificação. Com esse resultado, e a derrota alemã, a Alemanha se despede da Copa do Mundo da Rússia na fase de grupos, o que não acontecia desde 1938.

 

Grupo F – México x Suécia

A Suécia precisava vencer o México, em Ecaterimburgo, para garantir a sua vaga para as oitavas de final e deixar o México dependendo do resultado que a Alemanha teria na outra partida. E foi isso o que aconteceu.

O time europeu começou bem o primeiro tempo com algumas chances de gol, dando trabalho ao goleiro mexicano Ochoa. Teve um lance em que foi pedida a penalidade máxima, mas não foi acatada pelo árbitro da partida. Por outro lado, a seleção mexicana melhorou apenas minutos antes do intervalo, com algumas finalizações e o controle da posse de bola.

A Suécia melhorou na volta para o segundo tempo, e abriu o placar aos 8 minutos, em um chute do lateral esquerdo Augustinsson em uma jogada que a bola sobrou dentro da área. Menos de 10 minutos depois, o atacante sueco Berg sofreu um carrinho dentro da grande área e o zagueiro direito Granqvist converteu o pênalti para ampliar o placar. Aos 28 minutos, o zagueiro mexicano Álvarez desviou contra o próprio gol para selar a vitória sueca e a classificação para as oitavas de final.

Com esse resultado, por conta do saldo de gols, uma vitória alemã na outra partida eliminaria o México do Mundial. Mas isso não ocorreu. Com a derrota alemã, os dois times se classificaram para as oitavas de final, com a Suécia em primeiro lugar do grupo. A próxima partida do México será na segunda feira, às 11h, enquanto o próximo jogo da Suécia será terça feira, também às 11h.

 

Grupo E – Sérvia x Brasil

Brasil e Sérvia se enfrentaram pela terceira rodada da fase de grupos do grupo E. Apenas o empate já classificava os brasileiros, já os sérvios precisavam vencer para garantir a classificação. 

A seleção brasileira dominou a posse de bola no primeiro tempo e teve as melhores chances de gol, apesar de serem poucas. A Sérvia chegou pouco ao ataque e quase não assustou. Aos 36 minutos, Paulinho recebeu um lançamento de Philippe Coutinho e abriu o placar com um lindo gol, encobrindo o goleiro sérvio. Logo no começo da partida, Marcelo sofreu um espasmo na coluna e foi substituído por Filipe Luís, que entrou bem no jogo.

O segundo tempo começou quente, com a Sérvia pressionando o Brasil em busca do empate. Os brasileiros não facilitaram na marcação e, apesar de ter boas chances, a Sérvia desperdiçou algumas ou parou na defesa brasileira. Na metade da segunda etapa, Thiago Silva ampliou o placar, com um gol de cabeça depois a cobrança de escanteio de Neymar. O Brasil ainda pressionou a Sérvia e teve boas chances, mas o jogo acabou em 2×0. Paulinho foi eleito o melhor jogador em campo.

O Brasil garantiu a classificação juntamente que com a Suíça, que empatou com a Costa Rica por 2×2. O próximo adversário do Brasil é o México, pelas oitavas de final do Mundial, na próxima segunda feira, às 11h.

 

Grupo E – Suíça x Costa Rica

No outro jogo da chave, a Suíça precisava apenas de um empate para se classificar para as oitavas de final, e de uma vitória combinada com um empate brasileiro para se classificar em primeiro do Grupo E. Por outro lado, a Costa Rica jogava para marcar seu primeiro gol no Mundial, pois já estava matematicamente eliminada.

Jogando sem pressão por conta da eliminação, a Costa Rica começou melhor a partida, dando muito trabalho ao goleiro Sommer. Porém, o bom time da Suíça soube sofrer e abriu o placar aos 30 minutos do primeiro tempo com o meia Dzemaili.

No início do segundo etapa, o zagueiro Waston empatou a partida marcando o primeiro gol da Costa Rica no Mundial. O segundo tempo continuou movimentado, mas foi apenas no final que os outros gols saíram. Aos 42 minutos, o atacante Drmic bateu rasteiro de primeira para pôr a Suíça a frente. Porém, aos nos acréscimos, em um pênalti marcado para Costa Rica, Bryan Ruíz bateu no travessão e a bola voltou nas costas do goleiro Sommer e entrou.

Com o empate, a Suíça terminou em segundo lugar do Grupo E, e enfrentará a Suíça pelas oitavas de final do torneio, na terça feira, às 11h.

 

Para mim, Guilherme Pansonato Neto, aluno da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Brasil fez hoje sua melhor partida do Mundial até o momento, muito por conta de a Sérvia não ter ficado o tempo todo no campo de defesa, pois precisava vencer para se classificar. Assim, a seleção de Tite conseguiu controlar o jogo e mostrar seu futebol. De quebra a Alemanha está eliminada do Mundial, o que é ótimo para os brasileiros que, com certeza, não queriam enfrentar os alemãs nas oitavas.

Confira o resumo do dia 12, 345, 6 e 7 , 8 , 910, 11, 12 e 13 do Mundial.

Não dispenso por nada uma boa resenha sobre esportes. Sou fã de todos eles, mas amo o futebol. Ver uma torcida gritando gol é a minha maior emoção!