Neste décimo terceiro dia de torneio na Rússia, a Argentina se classificou às oitavas de final no sufoco, ao vencer o jogo contra a Nigéria por 2 a 1 com gol decisivo aos 41 minutos do segundo tempo. Além deste jogo, a Croácia venceu a Islândia por 2 a 1, França e Dinamarca proporcionaram o primeiro 0 a 0 da competição, e o Peru venceu a Austrália por 2 a 0.
Por Gustavo Iglesias e Nicole Kloeble
Grupo C – Dinamarca x França
Dinamarca e França se enfrentaram em Moscou, pela terceira rodada da fase de grupos. Jogando apenas por um empate para se classificar às oitavas de final, os dinamarqueses entraram com a proposta de se defender e explorar o contra-ataque.

Por outro lado, a equipe francesa entrou com um time misto, poupando alguns titulares. Com a posse da bola, eles tentavam penetrar na defesa adversária, mas sem muita objetividade. O baixo desempenho de Lemar e Dembelé influenciou na atuação do time como um todo, que já estava sem seu principal armador, Pogba, e não conseguia criar boas jogadas.
No segundo tempo, por conta da vitória parcial do Peru sobre a Austrália, a Dinamarca poderia até perder seu jogo que já estaria na próxima fase. Por isso, o time se soltou dentro de campo e procurou atacar mais. No entanto, ninguém balançou a rede e ocorreu, então, o primeiro 0 a 0 do torneio.
A França joga contra a Argentina nas oitavas de final, no sábado. A Dinamarca enfrenta a Croácia no domingo.
Grupo C – Peru x Austrália
A primeira vitória da equipe peruana veio hoje, em Sochi, contra os australianos. A já eliminada seleção do Peru, se despediu da Copa com a Austrália, que precisava da vitória para se manter viva na competição.
Diferentemente dos últimos jogos, o Peru mostrou eficiência e bom futebol e garantiu uma vitória na Copa com gols de André Carrilo e Paolo Guerrero. Apesar do adeus à competição, os peruanos saíram comemorando muito a vitória, que não vinha em um Mundial há 40 anos, desde 1978, quando ganhou do Irã por 4×1.
Nos primeiros minutos de jogo a Austrália foi para cima e dominou a partida, mas não levou perigo ao gol peruano. Aos 18 minutos da primeira etapa, Guerrero recebeu belo lançamento no ataque, protegeu e virou para Carillo pegar de primeira e marcar um golaço.

A Austrália voltou do intervalo mais agressiva, porém os peruanos balançaram as redes mais uma vez. Trauco tabelou com Cueva, o camisa 9 invadiu a área, cortou para o meio e a bola sobrou para Guerrero marcar seu primeiro nesse Mundial.
Apesar da eliminação ainda na segunda rodada da fase de grupos, os peruanos saíram contentes pelo futebol apresentado. A tristeza da despedida não diminuiu a luta nas três partidas. Em um saldo geral, Peru e Austrália foram as equipes que mostraram o melhor futebol do grupo.
Grupo D – Nigéria x Argentina
Em jogo dramático, Argentina bate Nigéria e garante vaga nas oitavas de final em São Petersburgo. A equipe africana por muito pouco não eliminou os argentinos que precisavam da vitória de qualquer jeito.
A Argentina entrou em campo motivada a ganhar, marcou na única chance que teve. Aos 13 minutos do primeiro tempo, Messi recebeu ótimo lançamento de Banega e, com a perna direita, abriu o placar. Diferentemente dos últimos jogos da Argentina em que Messi não apresentou bom futebol, o camisa 10 quase marcou novamente com uma bela cobrança de falta que acabou explodindo na trave da Nigéria.

Logo no início do segundo tempo, Mascherano fez pênalti em Balogun e Moses empatou a partida. Os nigerianos tinham a vantagem do empate, o que provocou o desespero argentino. A Argentina se lançou ao ataque com as entradas de Dybala e Aguero.
Aos 41 do segundo tempo, Rojo, virou o jogo para os argentinos. Simultâneamente, a Croácia batia a Islândia e garantia assim o primeiro lugar do grupo D. A Argentina não só precisava eliminar a Nigéria, mas dependia também da vitória da equipe croata.
O grupo D fechou a fase de grupos com Argentina e Croácia garantidas nas oitavas de final. O time argentino jogará no próximo sábado, já pelas oitavas, contra a França às 11h da manhã no horário de Brasília. A Croácia enfrenta a Dinamarca no próximo domingo, às 15h.
Grupo D – Islândia x Croácia
Islândia e Croácia duelaram em Rostov. Já classificada, a equipe croata entrou com um time misto, para poupar alguns jogadores importantes. O time começou a partida melhor, mas foi a Islândia que criou as melhores chances no primeiro tempo, com chutes de Gunnarsson, Finnbogason e Bjarnason.
Na segunda etapa, os croatas voltaram melhor e logo assustaram os islandeses, com uma bola na trave de Badelj. Depois, o atacante ainda viria a fazer o primeiro gol da partida.

Perdendo por 1 a 0, a Islândia precisava vencer o jogo, e por isso se mandou ao ataque. A quinze minutos do fim, encontrou um pênalti, dessa vez convertido por Sigurosson. No entanto, na busca pelo segundo gol, os islandeses não focaram muito na defesa e acabaram levando o segundo gol croata, marcado por Perisic.
A Croácia, com a primeira colocação do grupo, enfrenta a Dinamarca, no domingo. A Islândia volta para casa mais cedo, após sua primeira participação em um mundial.
Para mim, Gustavo Iglesias, aluno da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Argentina cresce depois de se garantir nas oitavas de final e é sim uma ameaça à França. O mundial ganha muito com a permanência dos argentinos. Por outro lado, como a Croácia acabou com o primeiro lugar do grupo, o time possui seu caminho às quartas de final facilitado, dado que enfrentará a Dinamarca, que está, na minha opinião, um patamar técnico abaixo.
Confira o resumo do dia 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 , 8 , 9, 10, 11 e 12 do Mundial.

Palmeirense apaixonado por esportes. É o melhor entretenimento do mundo!