A preservação da arte italiana

A chegada dos primeiros imigrantes italianos ocorreu em 1870 e, apesar desses imigrantes irem, no início, para o sul, o sudeste foi a região que recebeu o maior número de imigrantes da Itália, devido ao processo de expansão das fazendas de café no Estado de São Paulo. Muitas famílias italianas, após receber o dinheiro proveniente do trabalho na colheita do café, compraram terras ou foram para os centros urbanos, podendo citar São Paulo, se afastando da péssima qualidade de trabalho no campo.

É perceptível, ao analisar o número de alunos que são descendentes de imigrantes no Mackenzie que, até hoje, essa influência é significativa. E, assim como todas culturas imigrantes que colaboraram para a formação do mosaico cultural que é São Paulo, ela deve ser preservada.

Uma das famílias italianas que contribuem para a continuidade dessa cultura no Brasil, principalmente relacionada a culinária, mas também envolvendo arquitetura e uma mistura entre a arte italiana e brasileira, é a famiglia Mancini. Em 1980, foi aberta a Cantina Famiglia Mancini na rua Avanhandava, no centro de São Paulo, a 10 minutos a pé do Mackenzie.

Com o passar dos anos, mais estabelecimentos foram abertos, totalizando sete atualmente, que oferecem desde pizza e pasta até sanduíches e chopp em uma rua exclusiva, revitalizada por Walter Mancini, que representa um ambiente completamente planejado para relembrar seu país natal, através de uma estrutura arquitetônica de base italiana, mostrando-se como um pedaço da Itália no meio da gigante São Paulo. Esse complexo gastronômico busca mesclar a gastronomia italiana com a cultura do país e sua arte.

 

Na entrada da rua (foto a esq.), há uma fonte que lembra a Fontana di Cavalli Marini, em Roma (foto a dir.). Na Cantina, há garrafas de vinho, máscaras e outros objetos antigos pendurados no teto, somando o antigo com o lúdico. Já na pizzaria, as pizzas são realizadas atrás de uma separação de vidro, entretendo os clientes e os encantando ao mesmo tempo. É um ótimo lugar para entender sobre a influência da cultura italiana nos gostos dos paulistanos, visto que as filas para os restaurantes do Grupo Mancini tendem a ser grandes, além de perceber a herança que os imigrantes deixaram para suas famílias, que atualmente tem orgulho dessa descendência e desejam manter e expandir essa cultura.

A Famiglia Mancini possui seus sete restaurantes na Rua Avanhandava, na Bela Vista, e abre todos os dias as 11h30 da manhã. De segunda à quinta, fecha as 1h30, nas sextas e sábados às 2h30 e de domingo às 00h00.

É muito importante manter contato com as culturas que influenciaram a formação de São Paulo, entendendo mais da cidade em si, através de um delicioso passeio gastronômico, artístico e cultural.