Prêmio FIFA de melhor jogador do mundo

Nesta sexta feira foram anunciados os nomes dos 3 jogadores finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo da FIFA. São eles Cristiano Ronaldo (Portugal), Lionel Messi (Argentina) e Antoine Griezmann (França). Outras categorias também tiveram seus finalistas divulgados: melhor jogadora de futebol, melhor técnico do mundo e Prêmio Púskas que elege o gol mais bonito do ano.

Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo

O prêmio de melhor jogador do mundo é decidido de acordo com alguns critérios. São  50% nos votos de capitães e treinadores de todas as seleções do mundo. A outra metade é somada entre o voto popular (25%), além de outros 200 jornalistas que foram escolhidos em todos os seis continentes, fechando os outros 25% restantes.

O favorito este ano é o atacante do Real Madrid,  Cristiano Ronaldo que vai em busca da 4ª Bola de Ouro. Além de seus números individuais sempre assustadores, ele conquistou a Liga dos Campeões da Europa  fazendo 16 gols em 12 jogos. O feito mais impressionantes foi conquistar a Eurocopa por Portugal, algo inédito para o país. Com 54 gols em 55 jogos nesta temporada, uma média de 0,98 gol/jogo.

O argentino Lionel Messi nessa temporada foi um pouco abaixo do que ele vinha fazendo nos últimos anos. Conquistou 3 títulos, mas nenhum da relevância internacional. Seu número de gols também caiu (46 em 55 jogos)  e na Liga dos Campeões, o Barcelona foi eliminado precocemente nas quartas de final. Pela seleção da Argentina durante a Copa América vinha jogando bem, mas se escondeu na final e durante a disputa de pênaltis isolou sua cobrança. Chegou a anunciar aposentadoria da seleção.

Lionel Messi
Lionel Messi

Desde 2007 quando o argentino e o português passaram a ser todo ano finalistas do prêmio, sempre tem um “intruso” na disputa. Este ano é o atacante do Atlético de Madrid, Griezmann. Após uma temporada excelente, foi coroado com a nomeação entre os 3 finalistas. Foram 38 gols em 61 jogos, uma média de 0,62 gol/jogo. Mas o fato de ter chegado na final da Liga dos Campeões pelo Atlético de Madrid, um time nunca cotado entre os favoritos, sendo o maior destaque e feito gols importantes pesa muito na escolha. Chegou na final da Eurocopa pela França, também sendo o maior destaque fazendo 2 gols na semifinal contra a temida Alemanha. O problema foi a pedra no sapato chamada Cristiano Ronaldo  que o venceu o  nas duas finais.

Antoine Griezmann
Antoine Griezmann

Outras Categorias:

Melhor jogadora do mundo: Marta mais uma vez é finalista e vai em busca da 6ª Bola de Ouro

Melhor Técnico: Zidane (Real Madrid), Claudio Ranieri ( Leicester FC) , Fernando Santos ( Portugal)

Prêmio Púskas: O jogador do Corinthians Marlone está entre os 3 finalistas. O gol mais bonito é eleito por voto popular no site da Fifa. Para votar clique aqui

 

Charles Hoedemaker Pires Galvão

Amante dos esportes. Acredito que autoconfiança é tudo…