Portfólio da Camille Freitas

Portfólio – Camille Freitas

Hoje é dia de se inspirar! Através de um papo bem agradável, conseguimos trazer o portfólio da Camille Freitas, 18 anos, que está no 2º semestre de Design. Ela participa da Empresa Júnior de Design Mackenzie, que fica um andar acima da Redação Virtual. De inúmeras artes, ela nos mostrou um pouco de seu universo artístico. A seguir, confira a entrevista e o portfólio dessa artista talentosa!

12644992_809058452554430_2301207434323741675_n

12289566_774028589390750_4043453852413461595_n

Para você, o que é arte?

“Essa é uma pergunta difícil… Creio que, por mais clichê que isso pareça, arte é uma maneira de expressar aquilo que guardamos, nossos sentimentos, principalmente aqueles que geram alguma reação intensa dentro de nós: euforia, melancolia, dor, raiva… Eu diria que é uma válvula de escape para não explodirmos com tudo isso borbulhando dentro do peito. Também acho que a arte é uma maneira de tocarmos as outras pessoas. Hoje em dia um desenho postado na internet pode confortar ou incentivar as outras pessoas, assim como gerar laços entre elas. Acho isso extremamente importante.“

O que é design para você?

“Atualmente creio que design funciona mais ou menos como a arte, é uma expressão dos sentimentos e necessidades de quem cria, mas não se limita somente a isso. Não é algo meramente instintivo, há uma série de raciocínios e pensamentos por trás da criação de algo, para que a criação seja útil e funcional , mas mesmo assim dialogue com o emocional do público que interagir com ela. Para mim, é a fusão entre a razão e a emoção.”

20161011_181102662_ios

Como escolheu esse curso?

“Confesso que optei pelo curso principalmente pela questão do desenho, sempre quis trabalhar com isso, mas descobri ao longo do curso que design não se resume somente a isso, é muito mais complexo e existem inúmeras áreas para estudar. Mesmo assim mantenho meu desejo de trabalhar com ilustração.”

 12360343_783226855137590_5658648287322774984_nO que te inspira?

“Tento sempre colocar meus sentimentos nos desenhos que faço, assim como as coisas que estão na minha mente no momento: o episódio de uma série, a trilha sonora de um filme, uma obra de ficção, o diálogo de um jogo… Tudo isso me inspira. Sem o contato que tenho com livros, séries, jogos e música eu não teria produzido um terço dos desenhos que tenho atualmente.”

Quais são seus hobbies?

“Gosto muito de ler livros/HQ’s e ver filmes/séries de ficção, principalmente científica ou medieval, videogames também estão nessa lista. Quando não estou desenhando, também gosto de escrever. Apesar de serem hobbies, essas coisas me ajudam a ter inspiração para criar.”

20161011_181134980_ios

tumblr_oe8zltn7c91r4abnro1_1280O que levou você a começar a fazer arte?

“Isso faz alguns anos, era uma época meio conturbada na minha vida e eu queria algum lugar para fugir… encontrei meu abrigo na arte. No início era só um hobby e uma válvula de escape, mas depois comecei a perceber como desenhar era importante para mim e como eu queria fazer as pessoas se sentirem bem através dos meus desenhos tanto quanto eu me sentia. Antes fazer arte era algo que eu fazia para me curar, agora meu objetivo é ajudar os outros também.”

Você expressa sua arte na sua vida profissional?

“Eu diria que depende muito, têm trabalhos que não dariam certo se eu colocasse meu estilo de desenho e pensar neles, enquanto há trabalhos mais livres nos quais posso me expressar mais, é tudo uma questão de saber pesar o momento e o projeto. No geral ter uma limitação para criar em certos casos não é ruim, isso evita que eu viaje demais, e vou contar, eu viajo bastante na minha cabeça, haha.”

tumblr_oe914j8zr71vh83byo1_1280

Vi que você usa vários tipos de materiais, mas você tem um preferido?

“Não sei dizer, ainda estou me descobrindo entre os materiais e diferentes estilos de traço e desenho, mas me agrada bastante trabalhar com lápis grafite de diferentes intensidades para esboçar e fazer sombreamentos, é um material  gostoso de trabalhar e fácil de consertar qualquer erro em comparação aos outros. Fazer desenhos com a mesa digitalizadora no computador também é muito bom e prático, mas nada se compara à sensação do papel e lápis nas mãos.”

Tem algum recado para os mackenzistas relacionado à arte?

“Sei que hoje em dia muitas pessoas respeitam e admiram a arte, vejo muito isso no prédio de design e arquitetura da faculdade, e isso é incentivador! Mas mesmo assim gostaria de ressaltar: valorizem mais os artistas, por favor!

tumblr_oe91lcibep1vh83byo1_1280

“Vejo tantas páginas de artistas extremamente talentosos na internet que não possuem quase nenhum comentário em suas publicações ou seguidores, enquanto páginas de pessoas que postam qualquer coisa (nada contra) têm milhares de visualizações e atividade. Por isso eu peço: se você, mackenzista, ver alguma obra que lhe agrade na internet, incentive o artista, escreva um comentário, compartilhe o desenho, isso ajuda demais!”

Este slideshow necessita de JavaScript.

Acompanhe as artes de Camille: Tumblr & Instagram.

Isabela Matias

Apelido: Uva. Motivo? Madeixas roxas de minha autoria. Amo chocolate, café, chá, animais, fazer bolos e revisar textos. Não perco a oportunidade de reparar nos detalhes. Além disso, tenho mania de organização e nunca me canso de ajudar as pessoas.