Portfólio- Conheça o Lettering

 

Muito mais do que uma caligrafia diferente, o Lettering é uma das novas expressões artísticas do momento. A utilização lúdica das formas, contornos, cores e fontes das letras, são utilizadas cada vez mais em publicações publicitárias, tatuagens, livros e agendas. Por meio deste novo estilo de se “escrever”, é possível expressar inúmeros sentimentos e emoções.

Gabriela, a artista do estilo lettering

Essas novas possibilidades começaram a ser exploradas pela aluna do primeiro semestre de Comércio Exterior, Gabriela Pires, 18 anos, que abriu seu leque de Letterings para a Faço Arte e apresenta a você, leitor, este belo trabalho.

O que levou você a se encantar pelo Lettering? Quando começou a fazer?

A delicadeza da arte visual e como é produzida. É simples, mas exige certa destreza que eu achei maravilhoso quando descobri! Faço desde 2016, com “letteringzinhos” como título de resumos ou títulos de algo que eu escrevia.

O que sente quando realiza este trabalho?

Me sinto livre, como se ali eu pudesse tirar tudo que está na minha cabeça e transformar em uma mensagem que eu quero passar, e dependendo do seu conteúdo, adequar a arte a isso. Se eu tô triste e tenho vontade de fazer lettering, ele vai ter um desenho mais melancólico, letras finas. Se eu tô brava, as letras ficam mais grossas e violentas. Pra mim é como uma conversa com quem bate o olho na frase e entende o meu “tom”.

 

 

O que a arte do Lettering significa para você?

Arte pra mim é tudo que eu consigo transmitir para alguém incrementando com recursos que possam decorar a mensagem. Lettering é expressão, e o desenho de uma letra pode ter muito mais pra mostrar pra gente que somente ser uma letrinha decorada. É agradável, é divertida e principalmente muito espontânea.

Pretende desenvolvê-lo mais em sua profissão?

Estudando Comércio Exterior é meio difícil encaixar um pouco de arte no exercício da profissão. Mas asseguro que é um escape maravilhoso para aqueles momentos de estresse, onde você precisa se desligar um pouco do trabalho maçante.

 

O que gostaria de passar aos mackenzistas como fonte de inspiração?

Se alguém quer fazer lettering, é só se jogar na arte e aperfeiçoar aos poucos as técnicas. Não é necessário material extraordinário – apenas um lápis ou uma caneta bic já é suficiente para transformar sua mensagem em uma obra de arte. No Pinterest e no Instagram tem muita coisa, mas a melhor inspiração é a sua vida, os lugares que você frequenta e tudo que decora o ambiente. Não tem regra nenhuma pra fazer arte, além de te deixar feliz e satisfeito com o trabalho feito e ver que tem outras pessoas interessadas naquilo que você faz! Boa sorte! 

 

 

                  

Fernanda Varela

19 anos, paulistana em busca de boas histórias.

“Nada como um dia após o outro e Deus em todos eles”.