Por um mundo mais verde

Discussões sobre sustentabilidade estão em alta no nosso dia a dia. Assuntos como aquecimento global, desmatamento, qualidade do ar e da água, problemas com a fauna e a flora, e muitos outros problemas ambientais preocupam a população mundial cada vez mais, nunca foi tão importante conversar sobre o consumo consciente, a preservação e o reaproveitamento e reciclagem de recursos. Muitas Instituições procuram por políticas mais sustentáveis, que ajudem tanto na economia da mesma, quanto na conservação do nosso planeta.

Nesse contexto, o Instituto Presbiteriano Mackenzie, também busca fazer a sua parte para ajudar o meio ambiente. Vocês sabiam que a nossa faculdade possui vários projetos sustentáveis?

Quando andamos pela Universidade, nos sentimos em um parque. Os campus são cheios de árvores e verde, o que nos ajuda a respirar melhor, e deixa a paisagem muito mais bonita. Mas não é só isso. No consumo de água, por exemplo, parte do abastecimento se dá pela água da chuva, e o Mackenzie quer ir ainda mais além, o instituto quer ser autossuficiente nesse aspecto, utilizando esse tipo de captação para o consumo total em suas unidades de ensino Higienópolis, Alphaville e Campinas. Muito legal, né?

Quando se fala de eletricidade, a faculdade busca reduzir os seus gastos usando lâmpadas de LED, que são mais econômicas, e, consequentemente, melhores para o meio ambiente. Há ainda um projeto que visa a instalação de placas fotovoltaicas, que captam a energia solar e transformam em energia elétrica, nos prédios dos laboratórios dos cursos de engenharia. Economia é tudo gente. Além disso, o Mack ainda faz coleta seletiva, e busca utilizar cada vez mais papel reciclado, tudo isso para contribuir sempre mais com um mundo mais verde.

E você? Que tal se inspirar e começar a repensar o seu consumo também? O que você anda fazendo pelo nosso planeta?

Texto por: Beatriz Martins

Já viu como a natureza se encontra na arquitetura?

Aline Fatima

Paulista de coração, perdida no mundo dos livros e noticias. Um sonho? poder viajar o mundo ouvindo as historias de seus personagens.