Pintura a óleo – Técnicas e artistas

O estilo artístico com maior versatilidade de técnicas e usos da tinta.

Um dos estilos de pintura a tinta mais conhecidos e ressaltados pela dificuldade e beleza estética. Atualmente existem mais de 114 diferentes tipos de cores de tinta para a técnica. No estilo da pintura a óleo é possível utilizar de diferentes técnicas de pintura, como Alla Prima ou úmido sobre o seco.

Alla Prima – Um estilo muito utilizado e popularizado pelos grandes pintores impressionistas dos séculos XIX, como Vincent Van Gogh, Pierre-August Renoir e Claude Monet. A técnica consiste em pintar continuamente, sem deixar o quadro passar por um tempo de secagem. O artista coloca todas as camadas base no quadro e em seguida voltar a pintar outra camada, e outra, até completar a sua arte.

A Alla Prima é também conhecida como “úmido sobre o úmido” e normalmente é utilizada em quadros menores devido a sua complexidade e a exigência de experiência na técnica para alcançar a qualidade desejada.

         

Pierre-August Renoir                              Vincent Van Gogh                                     O Terraço do Café na Place du Forum – Van Gogh

 

Úmido sobre o seco –  Diferente da técnica Alla Prima, esse estilo consiste em em realizar o trabalho sobre camadas diferentes. Primeiro é realizada uma camada mais final e sútil. Depois, ao longo da pintura passa se a utilizar camadas mais grossas e menos diluídas. Esse modelo também é conhecido coloquialmente como “grosso sobre magro”. O úmido sobre o seco se apropria das cores de forma única, utilizando da luz e a unidade das cores.

Essa técnica é a mais comum entre os artistas que utilizam da tinta à óleo. Apesar do tempo demandado e a paciência necessária para a secagem das camadas é o mais recomendado para iniciantes.  Dentre os artistas que mais usaram e foram influenciados por essa técnica está o grande gênio do Renascimento, Leonardo da Vinci.

Leonardo da Vinci
A anunciação – Leonardo da Vinci