Perdi meu passaporte no exterior, e agora?

 

 

Quando o assunto é viagem, a Editoria Internacional pode te ajudar em todos os quesitos, o post de hoje é para você que está viajando para o exterior, e também para quem está em casa!

É de extrema importância cuidar dos mínimos detalhes, e tomar todo o cuidado possível na hora de embarcar para o seu destino, mas você sabe o que fazer se perder o passaporte em território estrangeiro?

O que fazer se meu passaporte for roubado?

É um risco que todos correm, porém em caso de roubo, dirija-se imediatamente à policia local, e faça um boletim de ocorrência. Em seguida, acesso o site do Portal Consular do Itamaraty, preencha o formulário online de solicitação de passaporte e leve-o junto com o BO até o consulado ou embaixada brasileira no país onde está, para emitir um novo passaporte. Se possível, é recomendado ir ao consulado, pois as embaixadas não abrem aos finais de semana e feriados, o que pode acabar atrasando sua viagem.

Quanto custa emitir um passaporte no exterior?

A taxa cobrada para a emissão de um novo documento é de R$ 120,00, e o prazo varia entre 7 a 10 dias. O novo passaporte vem zerado, sendo assim você perde todos os vistos.

Após a emissão, você deve obter um novo visto junto às autoridades locais. As Repartições Consulares poderão fornecer assistência para a obtenção de novo visto.

Caso a viagem de volta seja antes do tempo necessário para emissão do novo passaporte, o que devo fazer?

Em alguns países, poderá ser solicitado a Autorização de Retorno ao Brasil (ARB) , é um documento emergencial, emitido gratuitamente pelo Setor Consular, é estimado que fique pronto em 3 dias úteis. Para a emissão da ARB é necessário apresentar ao agente consular o BO e qualquer documento que comprove sua nacionalidade brasileira, na falta de documento com estas características, será solicitado apresentar duas testemunhas que possam atestar sua nacionalidade, ou em último caso assinar uma declaração em que afirme, sob as penas da lei, sua identidade e nacionalidade.  A ARB permite apenas uma viagem direta ao Brasil se o voo fazer escalas ou conexões. será necessário esperar que o passaporte fique pronto. Caso não consiga acionar o consulado deve-se entrar em contato com o Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB) por telefone ou e-mail.

Consequências

Além de todo esse trabalho que você terá, há a possibilidade de embarcarem usando seu passaporte, e mesmo que seja o modelo novo, lançado em 2010, com chip utilizado contra a falsificação, é capaz do seu documento estar em mãos erradas, como quadrilhas de fraude e comércio de passaportes. Existe a chance do documento ser encontrado, assim ele será enviado à Repartição, que o enviará ao Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, e os encaminhará, por via postal, aos nacionais no Brasil.

Fique sempre atento, e aproveite sua viagem!

 

 

Confira também: Como tirar o passaporte passo-a-passo

Nataly Yumi Arakaki
Paranaense, porém paulistana de coração. Amante de livros. Comércio exterior. Apaixonada pelo mundo, e fanática por café.