O visual de um jornalista importam sim, e muito!

Fátima Bernardes sempre faz ótimas escolhas de looks em seu programa!

Esse post vai especialmente para estudantes de jornalismo do Mackenzie!

As roupas são uma forma de comunicação, englobam grande simbolismo e refletem o que determinada pessoa é. Essa comunicação através das roupas sempre aconteceu, antigamente as vestimentas usadas determinavam sua classe social, atualmente determinam a qual grupo pertencem e é essencial que tenhamos noção da importância e de como o visual afeta na nossa imagem.

Uma escolha de roupa não tem nada de simples, é uma comunicação visual que envolve diversos significados e cria uma identidade, mesmo que inconscientemente na hora da escolha do vestuário esses fatores são priorizados e muitas vezes antecedem o conforto e a praticidade.

Um jornalistas deve mostrar domínio e segurança ao transmitir notícias e sua aparência influencia muito nesses fatores, a forma como um repórter se apresenta ao dar a notícia afeta em como os telespectadores serão atingidos pela mesma. Principalmente no caso dos telejornalistas, sabemos que a televisão é um meio que atinge as massas, portanto atualmente há uma grande preocupação na escolha de roupas, cabelo e maquiagem para que se adequem ao tipo de mensagem que será transmitida.

Evaristo Costa sofreu uma grande mudança (necessária!) em seu visual.

Nas grandes empresas de comunicação há profissionais contratados exclusivamente para cuidar do visual dos jornalistas já que a importância do conteúdo da notícia e da aparência de quem a está transmitindo devem estar em sintonia, um não pode sobressair o outro pois ambos são igualmente importantes.

Não podemos esquecer dos jornalistas que trabalham fora das telas, mas são igualmente importantes, os redatores, assessores de imprensa e editores também devem caprichar no visual. Um bom visual pode ajudar a conseguir um emprego e até mesmo conquistar clientes, pelo simples fato de que o seu modo de se vestir afeta muito no julgamento que as pessoas fazem de você e a primeira impressão é importantíssima em qualquer circunstância.

Para mais informações sobre o assunto, leia o post com dicas de como se vestir para uma entrevista de emprego.

Poliana Abritta exibe peças e acessórios de grifes.

 

Maju Coutinho reina com seus looks.
Natália Croccia Lucchesi
Gosto de como a moda é pessoal, cada um tem e segue a sua! Amoooo gente que ousa e não tá nem aí pro que os outros pensam.