O Reino Unido saiu da União Europeia e agora?

 

No dia 23 de julho, deste ano, o Reino Unido acabou optando pela saída da União Europeia. Mais de 1,2 milhão de votos favoreceu o BREXIT (campanha feita pelo governo pela saída ou não da UE), tirando Londres, a maioria dos votos veio da Inglaterra.

Acredita-se que essa decisão foi tomada pela população mais velha e conservadora, que quer impedir a entrada de refugiados no território e creem que o mercado britânico acaba se prejudicando por fazer parte do grupo.

Esse fato acabou gerando uma polêmica no mundo todo. Mas, o que isso tem a ver conosco, brasileiros e estudantes do Mackenzie?
Se você, como muitos, sonha em estudar na Inglaterra, precisa saber que o custo de vida no país está muito caro.

Após o plebiscito já era esperado que a libra baixasse, pois agora o Reino Unido tem uma economia independente e uma restrita circulação de pessoas, comparado ao grupo europeu.

Uma ótima solução para os estudantes é garantir um passaporte europeu, tendo descendência europeia você tem direito a ter o documento. Ele permite que em qualquer país da UE você possa trabalhar legalmente, sem a necessidade de um visto, além de facilitar na hora de ingressar no país e viajar pela Europa.

Por isso, a Redação Virtual reuniu alternativas para os estudantes que querem estudar e/ou trabalhar para o próprio sustento.

   – Visto de Estudante: permite que você estude em um curso de inglês por até seis meses. Caso você precise você pode se inscrever para o extended student visitor visa para permanecer por até onze meses.

Visto de estudante Tier 4 (Geral)*: permite que você faça um curso de longa duração no Reino Unido, se você for maior de 16 anos.

*O visto Tier 4, permite que você trabalhe por 10 ou 20 horas por semana, durante o ano letivo e em tempo integral no período de férias. Para aplicar esse visto você precisa ver isso com três meses de antecedência. Além disso, é necessário pagar uma taxa de £328 para adquirir o visto.

Prospective Student Visa: Permite que você tenha um visto provisório até você poder completar todos os requisitos que o Tier 4 pede. Para isso você precisa demonstrar que irá começar os seus estudos no Reino Unido em até seis meses.

Você também pode se inscrever nos programas de mobilidade estudantil organizados pelo Centro de Oportunidade de Intercâmbio do Mackenzie (COI).

Por: Elizabeth D’Andrea Matravolgyi