O que eu aprendi durante o intercâmbio

 

Aqui na Editoria Internacional sempre contamos histórias de intercambistas, pessoas que viajam para lugares distantes, universidades no exterior conveniadas pelo COI, enfim, muito conteúdo para fazer você, mackenzista, se inspirar e se aventurar por esse mundo.

Mas, nunca contei a minha história com o intercâmbio. Se você não me conhece, eu sou a Elizabeth, líder da Editoria Internacional. Se você nos acompanha, com certeza já leu algum texto meu, por aqui. Quem me conhece sabe o quanto viajar é importante para mim. Não levo como um passa tempo, quero carregar isso com o meu trabalho como jornalista e como um estilo de vida.

Aos 18 anos, um ano antes de entrar no Mackenzie, fui morar no exterior sozinha, por quatro meses. O destino? Canadá. Mais precisamente, Toronto. Para uns, pode parecer que foi pouco tempo, para outros poderia ser uma eternidade. Mas para mim o tempo não importava. Posso dizer que o intercâmbio mudou a minha vida. Não foi só conhecer pessoas novas, desbravar uma cidade tão diferente e ao mesmo tempo tão igual a São Paulo. Não foi só aprender inglês ou sobreviver sem os cuidados da minha mãe. Foi muito mais que isso. Algo mudou dentro de mim, o intercâmbio permite que você se conheça na mais perfeita sinceridade consigo mesma.

Foi um momento em que eu fiquei muito sozinha. Mas não olhe isso como algo ruim. Pude enxergar quem eu era e aonde queria chegar. Por isso, quem me conhece sabe que eu só falo do Canadá, e não é apenas porque é um país maravilhoso, com oportunidades e qualidade de vida. Foi o local em que pude vivenciar a experiência mais preciosa que tive.

Reuni 10 coisas que aprendi em Toronto e que gostaria de compartilhar com você, mackenzista!

1- Com muito esforço você alcança seus objetivo. Vivi com duas mulheres que vieram lá das Filipinas para garantir um futuro melhor para as suas famílias.

2- Aprendi a ser menos reclamona. As duas mulheres de quem eu mencionei acima, trabalham noite e dia sem parar, mas quando chegavam em casa, abriam um sorriso para mim e estavam sempre dispostas a me ajudar.

3- Menos é mais. Você pode viver com muito pouco e ao mesmo tempo se sentir completa!

4- Ficar sozinha é a melhor maneira de se conhecer e pensar no futuro que quer.

5- Aprendi que esteriótipos são as coisas mais falsas do mundo. Nunca julgue alguém pela cultura ou pelo país de onde vem.

6- As coisas só vão acontecer na sua vida se você fizer algo para isso. Não espere as oportunidades brotarem do chão.

7- Aprendi a ter autoconfiança e acreditar em quem eu sou e em quem eu quero ser.

8- Se você mudou não quer dizer que a outra pessoa também tenha mudado.

9- Aprendi que andar na rua com medo não é normal.

10- Os sonhos são as coisas mais importante que você tem na vida.

O intercâmbio pode mudar a sua vida, ele nunca passará despercebido por você. Aproveite que o Mackenzie disponibiliza diversas oportunidades pelo COI, para que você realize o intercâmbio dos sonhos. Um concelho de amiga, não perca essa oportunidade!