O caminho do fogo Olímpico

Um símbolo tão marcante para as olimpíadas e para todos que acompanham os jogos. Muitos sonham em tê-la nas mãos, fazer parte desta linda cerimonia e dizer “eu carreguei a tocha olímpica”. Apesar de toda essa sua fama, poucos conhecem seu significado e sua historia. Você sabe o significado da tocha olímpica?

Nos jogos da antiguidade o fogo tinha uma simbologia divina. Acreditava-se que tinha sido roubado dos deuses, por Prometheus. Então, assim o fogo era constantemente queimado em um altar, aceso pelos raios solares, através de espelhos côncavos, para honrar Zeus, e simbolizar a devolução do elemento ao deus mais poderoso.

Já nos jogos modernos a tocha começou a ser carregada através de um revezamento. A tocha sai de Olímpia, na Grécia onde o fogo é aceso meses antes do inicio dos jogos, até o local da olimpíada. Isso teve inicio em 1936 nos jogos olímpicos de Berlim. No Brasil a tocha percorreu 330 cidades, mais de 20 mil quilômetros por terra e 10 mil milhas aéreas, em um período de mais de 3 meses de percurso, sendo conduzida por 12 mil pessoas.

Apesar de muitos carregarem a tocha o que todos mais esperavam era saber quem seria o último condutor. Nos jogos do Rio 2016 foi o nosso maratonista Vanderlei cordeiro de Lima, símbolo de determinação e humildade para os brasileiros.gif tocha

Texto por: João Antunes