NHL inicia temporada 2016/2017

A liga profissional de hóquei sobre o gelo, composta por 30 equipes dos Estados Unidos e Canadá, dividida por duas conferências (Leste e Oeste) e 4 divisões regionalizadas, começou. *A NHL (National Hockey League) iniciou sua temporada regular no Canadá, uma disputa em 82 jogos. A busca pelo campeão da temporada 2016/2017 começou nessa quarta-feira, 12 de outubro 2016, e vai até 9 de abril de 2017.

As 3 melhores equipes de cada divisão já estão garantidas na fase eliminatória, os playoffs da Stanley Cup. Já os times que ficarem em 4º e 5º lugar vão brigar pela vaga restante em sua divisão. As partidas possuem 60 minutos de duração, divididas em 3 períodos, com 20 minutos cada. Durante o andamento do jogo pode ocorrer paralisações, como penalidades ou intervalos comerciais.

NHL 2016/2017
NHL 2016/2017

 

A soma dos pontos no campeonato não muda muito comparada ao nosso famoso futebol. A cada vitória, o time vencedor ganha 2 pontos na tabela de classificação. O que realmente muda são certas regras, como por exemplo, a partida nunca irá terminar empatada. Quando o jogo é finalizado no tempo regular, e as equipes estão empadas, a disputa vai para “overtime”. É a famosa prorrogação, com duração de 5 minutos com morte súbita, quem marcar o primeiro gol vence. Caso ninguém marque um gol, a disputa vai para os “Shootout”, semelhante aos pênaltis. A vitória no overtime ou no shootout garante ao vencedor apenas 1 ponto na tabela de classificação.

Playoffs da Stanley Cup

Os playoffs são a última fase que leva os finalistas para a “Stanley Cup Final”. É o tradicional “mata-mata”, com uma série de 7 partidas, onde as 8 melhores equipes de cada conferências se enfrentam. As partidas são iguais do campeonato, o que muda é o overtime, que dura 20 minutos. E não há a disputa por shootout.

A primeira equipe que conquistar 4 vitórias sobre o adversário na chave, avança para a próxima fase. No chaveamento das equipes, a equipe que venceu a divisão na temporada regular enfrenta a equipe que se classificou pelo wild-card (repescagem), as que ficaram em 2º e 3º se enfrentam conforme o infográfico:

Infográfico Playoff NHL 2016/2017
Infográfico Playoff NHL 2016/2017

Stanley Cup Finals

A taça Stanley só é entregue para o time que vencer 4 jogos em melhor de 7 partidas. A primeira conquista foi 1893 pela equipe do Montreal Hockey Club que não existe mais. As equipes que mais conquistaram a taça foram: Montreal Canadiens: 23 títulos em 34 aparições; Toronto Maple Leafs: 13 títulos em 21 aparições; Detroit Red Wings: 11 títulos em 24 aparições; Boston Bruins: 6 títulos em 18 aparições; Edmonton Oilers: 5 títulos em 20 aparições; Chicago Blackhawks: 4 títulos em 11 aparições. Mas o time a ser batido é o atual campeão da NHL, Pittsburgh Penguins. Infelizmente estão começando a temporada com um desfalque importante. O capitão e MVP (Most Valuable Player – O Troféu Memorial Hart, prêmio mais prestigiado para jogadores de hóquei) da temporada 2015/2016, Sidney Crosby, está afastado dos rinques por tempo indeterminado após ser diagnosticado com uma concussão.

Perguntei para Matheus Veloso, membro do Arquibancada Mack, programa de esportes da web rádio Mackenzie. O que ele esperava dessa temporada?  E sua resposta foi clara. “A temporada de hockey é sempre muito disputada, mas uma coisa que eu tenho aguardado é o Winter Classic da NHL, quando o jogo acontece em um estádio aberto, proporcionando lindas imagens para os fãs de esporte”.