Mostra Coletiva de Arte e Publicidade

Realizado pelos estudantes do primeiro e terceiro semestre do curso de publicidade e propaganda do Mackenzie. A Mostra Coletiva de Arte e Publicidade será um evento que acontecerá entre o dia 15 de dezembro e 15 de janeiro no MIS de Campinas, interior de São Paulo.

Sobre a exposição:

O evento foi desenvolvido pelas professoras de artes e de linguagem  da ilustração Carolina Vigna, Keller Duarte e o fotógrafo Ricardo Fujihara. Na exposição, que é colaborativa entre os alunos, serão expostas obras de artes visuais e plásticas, de acordo com que cada aluno produz no seu dia-a-dia ou em algum de seus trabalhos. Haverá obras como tinta sob tela, pinturas à óleo, fotografia, ilustração, ilustração digital, entre outras coisas.

Entrevista

A Redação Virtual conversou um pouquinho com o Ricardo, fotógrafo e aluno do terceiro semestre de PP e com a professora de artes, Carol e eles contam um pouquinho mais do projeto:

Faço Arte: Como você se sente ao fazer parte dessa exposição que beneficia os alunos?

Ricardo: Eu me sinto beneficiado, nunca achei que haveria um espaço como esse dentro do ambiente acadêmico. Fazer parte de uma exposição como essa, que tem como protagonista, os estudantes, é extremamente diferenciado. Não é qualquer aluno que consegue fazer parte disso. Esse espaço para os alunos mostrarem o que fazem no dia a dia e mostrarem seus talentos, fora da faculdade, é algo que me encantou bastante e ver o desenvolvimento dos meus colegas também é incrível.

Faço Arte: Como surgiu a ideia da exposição? Vocês trabalharam muito para que ela pudesse acontecer?

Ricardo: A ideia da exposição é totalmente de autoria da Carol e da Keller, eu ajudei a tornar a exposição mais fácil de acontecer. Faço parte de toda a organização e seleção de obra, além de orientar os expositores eleitos a estarem a par da situação em que nos encontramos.

Carol: A ideia foi minha, a partir do trabalho de alguns alunos que achei bons demais para que ficassem guardados na gaveta. E eu já tinha feito uma exposição individual em junho no MIS de Campinas e pensei no lugar. Liguei para o diretor e pedi o espaço na cara dura [risos]. O trabalho maior vai ser agora, na semana do dia 11, com a montagem. Até agora foi apenas trabalho de curadoria e seleção e com a ajuda do Ricardo, está ficando tudo mais tranquilo.

Algumas peças

Faço Arte: Há técnicas diferentes que os alunos criaram?

Ricardo: Sim, os alunos abordaram técnicas que já dominam ou teriam maior facilidade. Temos trabalhos feitos totalmente digital, como a ilustração digital e a fotografia, e técnicas totalmente manuais e plásticas como a tinta sob tela e o pastel seco em papel.

Carol: Os alunos de uma forma geral foram bem conservadores na técnica e bem arrojados nas ideias e conceitos. O que é muito bom

Faço Arte: Qual sua relação com a arte e com a fotografia?

Ricardo: Meu curso primário de interesse foi Artes Visuais e o secundário Publicidade. Como tive alguns problemas com as faculdades que passei, acabei tentando por São Paulo até que consegui a bolsa do ProUni no Mackenzie. Meu foco sempre foi a arte e sempre será a arte, então, mesmo dentro do curso de publicidade, eu tento abordar a arte em coisas que eu faço dentro das matérias em si. Minha relação com a arte é bem forte, sempre gostei de desenhar, fazer artesanato e com o tempo, fotografar. Foi na fotografia que eu achei o meu espaço. A fotografia me trouxe uma nova forma de me expressar, uma nova forma de mostrar o que vejo, uma forma de expor o que gostaria que o mundo fosse e como eu enxergo as pessoas e os ambientes. A fotografia pra mim foi uma válvula de escape.

Informações e endereço

A abertura do evento será no dia 15 de dezembro, às 19h00. No Palácio do Azulejos, rua Regente Feijó, 859, centro de Campinas, SP.

 

Texto: Matheus Albuquerque