Moda Internacional: Oriente Médio

No segundo post sobre Moda Internacional, falaremos sobre Oriente Médio. A região do Oriente Médio é composta por 15 países: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia.

VESTIMENTA

Os lenços são os mais conhecidos, mas é necessário saber que há diferentes variações. A burca cobre todo o corpo da mulher, exceto as mãos e olhos – regiões nas quais a maquiagem aparece com força total. O hijab é o véu que cobre apenas o cabelo, revelando o rosto da mulher. Por ser uma peça menos conservadora, quando comparada à burca, os hijabs são feitos de diversos materiais e estampas mais coloridas. Marcas internacionais como Dolce & Gabanna e Nike lançaram versões modernas do lenço. Ambos os véus são usados por tradição, costume ou exigências religiosas, com o objetivo de prezar a pureza das mulheres.

Fatima Cheaitou – ex-aluna de jornalismo do Mackenzie

MAQUIAGEM

A maquiagem, assim como na Índia, é bem marcada nos olhos. Mas a partir da globalização, não só o kajal tem protagonizado a pintura do olhar. Delineados que vão do início ao fim da pálpebra, a sobrancelha marcada e cut crease eyes (pálpebras claras com o côncavo bem marcado e esfumado) são técnicas de beleza bastante usadas pelas mulheres. Elas são tão adeptas à uma boa maquiagem que é possível encontrar vários tutoriais de blogueiras islâmicas no YouTube. Para conhecer mais, vale a pena seguir Dalal Al Doub, Manal Abdujail e Amena Khan.  

ACESSÓRIOS

Jóias, muitas jóias. No Oriente Médio é comum o uso de pulseiras, anéis, brincos e colares de ouro e prata, sempre muito brilhantes. Óculos de sol também são acessórios que estão presentes no cotidiano das mulheres. É interessante saber que as muçulmanas são muito vaidosas e prezam por produtos de alta qualidade e exuberância.

Desfile NYFW Anniesa Hasibuan

CURIOSIDADES

Na Semana de Moda de Nova York desse ano, a estilista Anniesa Hasibuan desfilou uma coleção na qual todas as modelos usavam hijab. Foi seu segundo desfile vangloriando a moda muçulmana que trouxe maior visibilidade para esse universo. E em 2007, houve a Semana de Moda do Teerã (capital do Irã) porém as semelhanças com as tradicionais semanas de moda do mundo ficam apenas nos desfiles.