Mochileiras dão dicas sobre como viajar pelo mundo com pouco dinheiro

Por Mariana Ornellas

Percorrer o mundo é o sonho de muitos jovens, que, muitas vezes, deixam de lado o projeto pela falta de dinheiro. As mochileiras Giselle Mazin e Carla Lima conversaram com a Redação Virtual e afirmaram ser possível viajar por aí com pouco dinheiro.

Giselle administra a conta @agitanaviagem, no instagram. Com mais de 15 mil seguidores, tem o intuito de dar dicas de viagens e roteiros de locais para se visitar. Carla é apaixonada por viajar e já possui em seu “checklist” passagem por 20 países.

1. Faça um planejamento

O planejamento é essencial para conseguir viajar com orçamento curto. A partir dele, você tem mais controle dos gastos e das atividades que fará ao longo dos dias. Também pode começar a pagar com antecedência para já estar tudo em seu devido lugar quando chegar a data da viagem.

2. Pesquise bastante

Não basta planejar com antecedência se você fechar passagem e hospedagem, por exemplo, na primeira opção que encontrar. A pesquisa serve não apenas para encontrar a opção mais barata, mas para encontrar a opção ideal. Se o intuito é conhecer novas pessoas, por exemplo, não se deve escolher um local distante do centro da cidade e de todas as principais atrações.

3. Escolha hospedagens alternativas

As hospedagens alternativas como hostels/albergues têm se popularizado muito nos últimos tempos, principalmente entre os jovens que possuem baixo orçamento e não demandam muitas exigências. Essa também é uma maneira interessante de poder ter uma ligação com pessoas de diversas nacionalidades.

4. Que tal um mochilão?

Esse estilo de viagem é muito proveitoso. Proporciona conhecer vários países diferentes de uma vez só. A maior vantagem de transitar pelos países é a presença de uma troca cultural muito maior do que nas viagens tradicionais.

5. Diminuir o custo das refeições

A alimentação é algo muito peculiar, mas o indicado é tentar não esbanjar nesse quesito. Conhecer a culinária de diferentes países também faz parte da experiência cultural, entretanto, para isso, não é necessário fazer todas as refeições do dia em grandes restaurantes típicos. Apenas uma refeição fora por dia é o suficiente. Já para as outras, fazer a própria comida é a opção com maior custo-benefício.

Tentando seguir essas dicas, fica mais fácil dar a volta ao mundo.