Mochilão: Vivendo um sonho

A Editoria Internacional está de volta com a série de posts sobre mochilão. Nesse post falaremos sobre a experiência vivida durante essa aventura. Conversamos com Vinicius Silva, aluno do quarto semestre de Publicidade e Propaganda da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que voltou recentemente de um mochilão na Europa. Ele terminou um Intercâmbio acadêmico realizado pelo Mackenzie na Universidade de Beira Interior, em Covilhã, Portugal. Após os estudos, Vinicius decidiu dar continuidade à viagem de uma forma diferente: “Eu já tinha minha passagem de volta marcada para o dia 10 de Agosto, então fiquei com um mês e meio ‘livre’ e pensei em aproveitar e fazer um mochilão por lá”.

Mesmo tendo planejado muito a viagem, ocorreram alguns imprevistos como ele ter de dormir no chão de um pequeno quarto dividido por três pessoas. Mesmo assim, Vinicius descreve nostálgico, cada momento de sua aventura: “Mas no final, você olha para trás e vê que tudo isso valeu a pena e que a experiência não teria sido a mesma sem esses imprevistos”. Ele confessou que, felizmente, não teve problemas muito maiores que esse último descrito e que não passou fome, sede nem deixou de ter um local para poder dormir: “As pessoas sempre estavam dispostas a ajudar e o inglês foi suficiente para a viagem inteira”.

Ao final do mochilão, ele já havia visitado 16 países e 34 cidades. Os países, em ordem de visita, foram: Portugal, Espanha, França, Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda, Dinamarca, Alemanha, Holanda, República Tcheca, Áustria, Suíça, Itália, Vaticano e Grécia. E algumas das cidades mais conhecidas visitadas foram: Lisboa, Barcelona, Madrid, Paris, Londres, Cardiff, Edimburgo, Dublin, Copenhagen, Amsterdam, Berlim, Munique, Viena, Praga, Milão, Veneza, Pisa, Roma e Atenas.

No final ele mandou um recado para quem pretende se aventurar assim como ele nessa inusitada forma de conhecer o mundo: “Foi a melhor experiência da minha vida e eu faria tudo de novo. Eu amadureci, aprendi a lidar com responsabilidades, a planejar e a me organizar melhor. O mochilão é algo que eu recomendo sem pensar duas vezes a qualquer pessoa que tiver a oportunidade de realizar”.

Por: Giovanna Dagnino