Mitos e verdades sobre intercâmbio

Fazer intercâmbio pode vir a se tornar uma das maiores experiências da vida de uma pessoa. A cada ano que passa, esse tipo de programa vem ganhando novos adeptos e, com eles, o número de especulações aumenta. Propomos, portanto, esclarecer aqui alguns mitos e verdades:

Deve-se ter domínio do idioma antes de decidir fazer intercâmbio
MITO. Na verdade, o intercâmbio pode ser a forma mais rápida e eficiente de desenvolver o controle sobre uma língua. E mais: é possível fazer cursos de idioma de curta duração durante o seu período de estadia, seja você um principiante ou de nível avançado.

É possível fazer intercâmbio sem gastar muito dinheiro
VERDADE. É certo de que a viagem irá custar algo para você, mas hoje em dia existem inúmeras opções de moradia e cursos que podem ajudar a diminuir o valor do programa. Basta comparar os preços e planejar tudo com antecedência.
(+) Há, ainda por cima, associações que, em troca de voluntariado, dispõe para o voluntário moradia e alimentação. Para saber mais, clique aqui.

Fazer uma viagem de férias é o mesmo que fazer um intercâmbio
MITO. Viajar quando se está de férias é, em sua maioria, uma oportunidade de se livrar de todas as tensões do dia a dia, seja por conta do trabalho ou pelo colégio/faculdade. Um programa de intercâmbio mais tradicional possui o objetivo de priorizar exatamente o que o turista está tentando deixar para trás: os estudos. Porém, isso não significa que o intercambista não possa se divertir também.

O mercado de trabalho valoriza pessoas que fizeram intercâmbio
VERDADE. Isso se deve pelo fato de que, quando se está estudando em outro país, o intercambista é induzido a conhecer novas pessoas e novos lugares, desenvolvendo uma maior flexibilidade e tolerância para com o próximo.

O intercâmbio serve apenas para aprender um novo idioma
MITO. Talvez a proposta inicial seja justamente essa, mas é bem provável que o estudante volte para o seu país de origem com uma bagagem maior do que a que imaginava. Novas amizades, maior tolerância, diversos conceitos, entre eles o de solidariedade e o de compreensão são apenas algumas coisas que uma pessoa pode adquirir no decorrer da viagem.

Somente jovens podem fazer intercâmbio
MITO. Não existe idade certa para fazer uma viagem. Além disso, estão disponíveis os mais variados tipos de cursos, integrando praticamente todos os tipos de perfis, desde adolescentes até idosos que procuram uma nova forma de aproveitar a aposentadoria.