Mídias para aprender italiano

 

O Brasil é o país com o maior número de pessoas que têm suas raízes na Itália. Estima-se que há mais de 60 milhões de descendentes de italianos no mundo e só o Brasil já possui metade deles.

Com isso, são muitos os brasileiros que pretendem conseguir a cidadania na terra da pizza. Mas será que mesmo com tanta cultura vinda da Itália, os brasileiros vão atrás de aprender o idioma?

Normalmente o que procuramos quando queremos investir em um segundo idioma é o inglês. Além de ser considerada uma língua muito importante para conseguir um emprego, ela também é muito prática quando queremos viajar, já que em qualquer lugar é possível se virar com ele.

Para muitos, o inglês é uma língua mais fácil de se estudar, isso se da pelo fato de que temos contato com o idioma o tempo todo: seja por músicas, filmes ou séries. Quem não conhece alguém que aprendeu inglês com Friends?

Em 2016, uma consultoria especializada no mercado de trabalho local apontou dados indicando que 120 milhões de pessoas falam italiano ao redor do mundo. Além disso, a Itália está entre os dez principais parceiros comerciais do Brasil: são 900 companhias italianas instaladas no nosso país, que empregam cerca de 150 mil pessoas.

Aqui, iremos mostrar como podemos encontrar filmes, séries e músicas italianas para ajudar quem está querendo ter um primeiro contato com a língua ou até mesmo aprimorar o que já sabe ou o que está aprendendo em um curso.

Filmes:

La Dolce Vita (1960) direção: Federico Felini – disponível no Youtube, versão original, sem legendas;

Malena (2000) direção: Giuseppe Tornatore – disponível no Netflix;

A Grande Beleza (2013) direção: Paolo Sorrentino – disponível no Netflix;

Cinema Paradiso (1988) direção: Giuseppe Tornatore;

Ladrões de Bicicleta (1948) direção: Vittorio de Sica.

Séries:

Gomorra (2014) – exibida no Brasil pela HBO Max;

Um Medico in Famiglia;

II Comissario Montalbano.

Músicas:

La Rappresentante di Lista;

Ligabue;

Zero Assoluto;

Cesare Cremonino;

Emis Killa.

 

Se você se interessou em aprender o idioma, o MLC (Mackenzie Language Center)  tem aulas de italiano e fica na rua Maria Antonia.

 

Texto por: Luiza Lorenzetti