Medina confirma bicampeonato em Fiji superando Wilkinson e Slater

Gabriel Medina consegue sua primeira vitória e pula para 2° colocado do ranking. Demorou, mas o brasileiro conseguiu bater o atual líder Matt Wilkinson por 15.60 a 6.34, conquistando o bicampeonato nas Ilhas Fiji. Além de Wilkinson, Medina superou, nas semis, a lenda do surf Kelly Slater.

Mesmo com a derrota o australiano se manteve na ponta rumo ao título mundial com 32.500 pontos. Medina conquistou 10.000 pontos em Fiji, totalizando 24.000, o que o levou à vice-liderança. Logo atrás vem John John Florence (23.900), eliminado por Wilko na semifinal. Dois brasileiros completam o top 5, Italo Ferreira (20.500)eliminado na terceira fase, e Adriano de Souza (20.400), atual campeão eliminado por Medina nas quartas.

A etapa seis, de um total de onze, terá início dia 6 de julho, nas águas de Jeffrey’s Bay, África do Sul. O ataque de tubarão ao surfista Mick Fanning, em 2015, não foi suficiente para retirar J-Bay do calendário. A etapa ocorrerá normalmente com a garantia de segurança dos surfistas por parte do comissário da World Surf League (WSL), Kieren Perrow.

O Brasil chegará com força na África do Sul, a vitória da confiança ao Medina, enquanto Mineirinho e Italo Ferreira buscam seu primeiro título no mundial. Matt Wilkinson tem uma vantagem considerável e uma boa atuação pode lhe garantir o topo, mesmo sem vencer.

 

Texto por Matheus Veloso